Titulo

"Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JAH" (Salmos 68.4)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nephilins, os Gigantes de Gênesis


"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.(...) Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama." Gênesis 6.1,2,4 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel

"Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,
viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.(...) Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade." Gênesis 6.1,2,4 - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Quem são os Filhos de Deus?
Há alguns anos atrás, quando li estes versículos pela primeira vez, pensei "incrível, existiam gigantes na terra", porém, como não gosto de "fantasiar" as coisas, pensei "não, isso deve ser uma figura de linguagem", e logo deixei a questão de lado. Mas a mesma ainda ficou pendente, sem uma resposta certa para mim.

Quando passei a estudar as Dispensações bíblicas encontrei uma resposta satisfatória para esta questão: os filhos de Deus seriam a descendência piedosa de Sete e os filhos do homens a descendência ímpia de Caim. Ponto! Essa explicação disse tudo e, durante muito tempo, a aceitei como a resposta final para esta tão controversa passagem Bíblica.

Porém, mesmo aceitando esta resposta, ainda ficou uma questão no ar: por que a miscigenação de duas descendências que nada tinham de diferente entre si, a não ser a "inclinação religiosa" (uns tementes a Deus e outros ateus), gerariam pessoas conhecidas como gigantes, valentes, heróis, pessoas de renome e famosas, enfim... seres "superiores" aos demais? E outra... por que essa nova espécia deixou Deus tão irado contra a humanidade a ponto de a destruir com o dilúvio? Seria somente porquê a descendência piedosa estava se perdendo em meio ao pecado da descendência de Caim? É possível, mas acredito que não seria somente isso.

Existe uma regra na hermenêutica (doutrina da interpretação bíblica) que diz o seguinte "a Bíblia interpreta a Bíblia, então, nada melhor do que a Bíblia para nos responder a pergunta "quem são os Filhos de Deus?". Vejamos alguns versículos onde este termo é encontrado:

Jó 1.6: "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles."

Jó 2.1: "E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR."

Jó 38.4-7: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" 

Segundo estes versículos, os filhos de Deus são os anjos!

Observe que em Jó 38 os filhos de Deus jubilavam antes da criação do mundo, quando Deus lançava os fundamentos da Terra. Nenhum ser humano foi criado antes que o mundo fosse criado. Esta é uma clara referência aos anjos!

Em algumas versões da Bíblia, como a supra citada, encontramos o termo "Nefilins" ao invés de "gigantes". Nefilim é uma palavra hebraica que significa "desertores", "caídos", "derrubados". Deriva do verbo "nafál" ou "nefal" (cair, queda, derrubar).

Dessa forma, podemos concluir que os Filhos de Deus, podem ser Anjos. E, segundo a tradução do termo "nephilim", seriam filhos de anjos caídos, e que provocariam a queda da raça humana, como a tradução mais exata do termo sugere: "os que fazem os outros cair"

Uma referência que faz toda a diferença
Mesmo diante destes argumentos, afirmar que os filhos de Deus seriam anjos que teriam procriado com mulheres humanas e gerado seres gigantes é algo meio surreal demais. Precisaríamos de uma outra fonte de informação, alguma referência sobre esse tema obscuro, e a Bíblia nos dá essa referência :)
No livro de Judas (escrito por Judas irmão de Jesus, não o Judas Iscariotes), o último livro do Antigo Testamento antes do Apocalipse, lemos o seguinte:

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." Judas 6,7 - Almeida Corrigida Revisada Fiel

Na tradução Almeida Revisada Imprensa Bíblica fica mais claro:

"aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." 

Sobre o termo "anjos que não guardaram o seu principado", a tradução católica diz o seguinte:

"Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos"

Você percebeu o que Judas está dizendo? Ele declara que alguns anjos não guardaram a sua dignidade, nem sua posição exaltada, e abandonaram sua habitação, o Céu, para se prostituírem com os humanos (outra carne), e, devido a este pecado, foram lançados nas cadeias da escuridão, aguardando o Juízo Final!
Esta declaração de Judas é sem precedentes em todo o Novo Testamento. Judas foi o único a tocar neste assunto tão contraditório, mas devido a ele, foi lançada uma luz pra nossa época.

Mas como Judas tomou conhecimento desse fato? Gênesis não fala em condenação eterna para estes anjos, nem que os mesmos estão reservados para o Juízo Final. Estaria Judas referindo-se a Gênesis 6 ou ele teria conhecimento de algo que hoje desconhecemos?

Não é somente esta declaração inédita que Judas registra eu seu livro, observe o que ele escreve:

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele." Judas 14,15

Judas refere-se aqui a Enoque, e declara que Enoque profetizava a vinda do Senhor com milhares de seus santos. Porém, onde está escrito isso? Em nenhum lugar da Bíblia esta registrada esta pregação de Enoque! Com certeza Judas esta se referindo a algo que era conhecida de sua época, alguma tradição a algum livro, que desconhecemos atualmente. Que livro/escrito seria este? A resposta chegou para nós em 1947!

Manuscritos do Mar Morto e o Livro de Enoque
Em 1947, nas proximidades do Mar Morto, foram encontrados por um beduíno vários manuscritos, livros antigos, escondidos dentro de uma caverna, dentro de vasos de barro.
Este achado abalou a comunidade científica e teológica do mundo todo. Uma vez que lá foram encontrados escritos de mais de 3 séculos antes de Cristo.
Vários livros Bíblicos foram encontrados, até mesmo uma cópia completa de Isaias, que bate fielmente com a versão que temos hoje. Dentre os livros Bíblicos que conhecemos, também foram encontrados apócrifos, e dentre estes apócrifos um muito importante foi achado: o livro de Enoque.
Para nossa surpresa, o livro de Enoque (constituído de 108 capítulos) trás as referências que estávamos procurando, a que Judas se referiu. Veja:

"Eis que Ele vem com dezenas de milhares dos Seus santos para executar julgamento sobre os pecadores e destruir o iníquo, e reprovar toda coisa carnal e toda coisa pecaminosa e mundana que foi feita, e cometida contra Ele." 1 Enoque 2.1

O livro de Judas faz uma clara referência ao livro apócrifo de Enoque. E é sobre este livro que estão baseadas as afirmações de Judas 6,7,14,15

O Livro de Enoque e os Gigantes
O Livro de 1 Enoque (foram encontrados 1,2, e 3 Enoque) é bem extenso, tem 108 capítulos e está dividido nesta forma:
  • 1-36: O Livro dos Vigilantes (ou Sentilenas)
  • 37-71: Livro das Parábolas
  • 72-82: Livro Astronômico
  • 83-90: Livro dos Sonhos
  • 91-108: Espístola de Enoque
A primeira parte de 1 Enoque, O Livro dos Sentinelas, trata exclusivamente de anjos (chamados de Sentinelas ou Vigilantes), que coabitaram com seres humanos gerando uma nova raça, uma nova espécie, seres gigantes e poderosos, e que por fim foram condenados (aprisionados como escreveu Judas) por causa desse pecado!
Podemos ver que Judas faz uma clara referência ao livro de 1 Enoque, e deu crédito ao mesmo, tanto que o citou em sua carta. E, pelo que podemos ver, este livro era bem conhecido na época. A datação paleográfica sobre os escritos de Enoque encontrados em 1947 na caverna 4 de Qumram (foram encontradas 7 copias) data-os entre 200 a.C e o fim do primeiro século da era cristã. Isso não quer dizer que o livro de Enoque foi escrito nessa época, mas que estas cópias datam deste período. Se as cópias remontam ao 2 ou 3 século antes de cristo, os originais devem ser bem mais antigos.
O livro de Enoque não consta na bíblia judaica nem na Septuaginta, porém há registros de que o mesmo consta na Bíblia Etíope, uma das mais antigas Bíblias coptas. Possivelmente foi o rabino Simeon ben Yohai (120?-170?) quem colocou os judeus contra o Livro de Enoque, fazendo com que o mesmo não fosse contado no cânon judaico.

O que diz Enoque sobre os Gigantes?
O livro de Enoque é fantástico e sua primeira parte, do capítulo 1 ao 37, é contada toda a história do envolvimento dos Sentinelas (seres espirituais, anjos) com os seres humanos. Esta história é iniciada no capitulo 7 do referido livro da seguinte maneira:

"E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas. E quando os anjos,  os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos." 1 Enoque 7.1-3 

Alguma semelhança com Gênesis 6?

Segundo o livro de Enoque, foram 200 anjos que coabitaram com as mulheres. E estes anjos eram liderados por 20 governantes que tinham como líder o anjo Samyaza (1 Enoque 7.3,9). Note que em aramaico Nephila designa a constelação de Órion, que entre os hebreus era o anjo Shemhazai (Semyaza, Samyaza, Semyaze)
A união de anjos com mulheres gerou seres gigantes, que devoravam tudo o que os homens produziam e matavam até mesmo animais e seres humanos para se alimentarem (antes do dilúvio, segundo Gênesis, não era permitido comer carne). Eram vorazes e insaciáveis, de modo que a convivência das duas espécies tornou-se problemática.

"E as mulheres conceberam e geraram gigantes, cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los; Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, e para beber seu sangue." 1 Enoque 7.1-14

Interessante é que Enoque cita a estatura dos gigantes: 300 cúbitos. Cúbito é uma medida egípcia equivalente ao côvado bíblico. É a distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Equivale a aproximadamente 45 centímetros. 300 côvados seria o equivalente, então, a 135 metros de altura!!!

A Bíblia fala sobre gigantes como Golias, que tinha aproximadamente 3 metros de altura, dentre outros. Mas nada com 135 metros. Realmente impressionante!

Os Sentinelas e o conhecimento humano
Estes anjos, Sentinelas, não trataram somente de criar uma nova espécie, mas também de ensinar o seres humanos várias artes e ciências que até então não eram completamente dominadas pelos "simples mortais".
Segundo o Livro de Enoque, os 200 anjos que "abandonaram seu principado" eram liderados por 20 governantes, a saber: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal.(A tradução em aramaico trás uma lista de nomes mais antiga: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel;
Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel.)

Segundo Enoque 8:
Azazyel ensinou os  homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais),  a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas,  o uso de  todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes.
Armers ensinou a solução de sortilégios (adivinhação) .
Barkayal ensinou os observadores das estrelas (astrólogia).
Akibeel ensinou sinais.
Tamiel ensinou astronomia.
Asaradel ensinou o movimento da lua.

Esta passagem poderia explicar a existência de civilizações antigas que tinham um conhecimento muito além do seu tempo! Seria esta uma resposta para as indagações sobre os Incas, Maias, Astecas, Egípcios, e outros tantos povos que hoje nos surpreendem com suas mega-contruções e conhecimentos avançados sobre astronomia?

"Tu viste o que Azazyel tem feito, como ele tem ensinado toda espécie de iniqüidade sobre a terra, e tem  aberto ao mundo todas as coisas secretas que são feitas nos céus." 1 Enoque 9.5

Os Sentinelas e o Dilúvio
Se a união de anjos com seres humanos gerou civilizações poderosas e avançadas ou não, uma coisa é certa: Deus não se agradou disso!
Devido a esta interferência angelical o mundo mergulhou em um caos moral e espiritual, de modo que até mesmo os seres humanos, suas almas no Sheol, clamaram pelo socorro divino:

"E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus. (...) E agora a ti, ó Santo dos céus,  as almas dos homens queixam-se, dizendo: Obtem justiça para conosco com o Altíssimo " 1 Enoque 8.9; 9.3

Neste ponto, por a terra estar cheia de imoralidade e destruição, e pelos homens estarem clamando o favor divino, Deus resolve destruir o mundo, e preservar somente Noé e sua família:

"Então o Altíssimo, o Grande e Santo falou, E enviou a Arsayalalyur [no texto grego é Uriel] ao filho de Lamech [o filho de Lamech é Noé], Dizendo: Diz a eles em Meu nome: Esconde-te.Então explicou-lhe a consumação que está preste a acontecer; pois toda a terra perecerá; as águas do dilúvio virão sobre toda a terra, e todas os que estão nela serão destruídos.E agora, ensina-o como ele pode escapar, e  como sua semente pode permanecer em toda a terra." 1 Enoque 10.1-5

Este texto concorda exatamente com o livro de Gênesis:

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR." Gênesis 6.5-8

Os Sentinelas e os Espíritos em Prisão

Deus resolveu destruir a humanidade e preservar somente Noé e sua família, porém, qual seria a destino dos Sentinelas e seus descendentes (os Nephilins, ou gigantes)? Segundo o livro de Enoque, ambos seriam condenados a prisão eterna na terra, mais precisamente no centro da terra, no Abismo que está localizado no Hades:

"A Miguel, igualmente o Senhor disse: Vai e anuncia  seus próprios crimes a Samyaza, e aos outros que estão com ele, os quais têm se associado às mulheres para que se contaminem com toda sua impureza.E quando todos os seus filhos forem mortos, quando eles virem a perdição dos seus bem-amados, amarra-os por setenta gerações debaixo da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até ojulgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado. Então eles serão levados para as mais baixas profundezas do fogo em tormentos; lá eles serão encerrados em confinamento para sempre. Imediatamente depois disso ele,  juntamente com os outros, queimarão e perecerão; eles serão amarrados até a consumação de muitas gerações." 1 Enoque 10.15-17

Os descendentes teriam um fim semelhante aos dos Sentinelas:

"Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foramcriados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a  sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão  sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será nocéu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestriais, os quais são nascidos na terra." 1 Enoque 15.8

Seguindo neste capitulo é declarado que embora eles fossem lançados na terra, não fariam mal ao homem, até que se levantassem no dia da destruição:

"Os espíritos dos gigantes serão semelhantes às  nuvens,  os quais oprimem, corrompem, caem, contendem e confundem sobre a terra. Eles causarão lamentação. Nenhuma  comida eles comerão; e terão sede; eles se esconderão e não  se levantarão contra os filhos dos homens, e contra as mulheres; pois eles virão durante os dias da matança e da destruição." 1 Enoque 15.9,10

Esta passagem está em sintonia com Apocalipse 9, onde, por efeito da Quinta Trombeta, os demônios que estão aprisionados no abismo serão soltos para atormentar os homens na Grande Tribulação (dia da destruição)

Os Sentinelas e os Extraterrestres
Alguém pode argumentar que os filhos de Deus aqui registrados pode ser uma referência a seres extraterrestres, que teriam coabitado com as mulheres e gerado uma nova espécie. Desta linha de pensamento eu discordo.
Segundo alguns estudiosos de Ufologia e escritores, existe uma lenda suméria que afirmam que seres de outros planetas teriam vindo a terra e gerado os seres humanos. Seriam os Anunnaki. Esta teoria foi amplamente divulgada no livro "Eram os Deuses Astronautas?".
Os Anunnaki seriam seres vindos do planeta Niburus, aqui do nosso sistema solar mesmo, que teriam chegado na Terra a mais de 450.000 anos atrás, na Mesopotâmia, com a finalidade de extrair ouro para o seu planeta e utiliza-lo para criar uma espécie de escudo atmosférico contra uma ameaça climática que estava se abatendo sobre seu planeta, algo como o Efeito Estufa. Porém, com o passar do tempo, resolveram criar uma espécie inteligente que executasse para eles a árdua função de extrair ouro, foi dai que os Anunnaki resolveram criar, através da engenharia genética, um híbrido entre os primitivos e irracionais criaturas conhecidas como neandertal (ser humano primitivo semelhante ao macaco) e sua espécie evoluída. Dessa fusão entre as duas espécies teria origem o homo-sapiens. Enfim, enrolação a parte, esta teoria alega que os seres humanos seriam criação dos ET's,e que estes teriam acasalado com fêmeas humanas e gerado os gigantes.
Concordar com essa teoria é ir contra a Bíblia e contra Deus, por isso eu a ignoro.
Pelo que lemos na Bíblia, quando os Filhos de Deus coabitaram com as mulheres daqui, já existia uma raça humana bem definida e inteligente, basta observar as invenções dos descendentes de Caim. Gênesis afirma que os Filhos de Deus coabitaram com as Filhas dos Homens e geram gigantes, e não afirma que os filhos de Deus criaram as Filhas dos Homens e depois geraram gigantes. Percebeu a diferença?
E antes que alguém aceite a idéia que os Filhos de Deus sejam extraterrestres, devemos observar que ETs, caso existam (não discordo de sua existência), seriam seres materiais, constituídos de matéria, físicos, limitados pela morte (no caso Roswell, em 1950, teriam sido capturados extraterrestres sem vida), e este não é o caso dos anjos, Sentinelas mencionados em 1 Enoque, que eram criaturas espirituais:

"Sois espirituais, santos, e possuidores de uma vida que é eterna; vos contaminastes com mulheres, procriastes em sangue carnal; cobiçastes o sangue de homens; e fizestes como aqueles  que são  carne e sangue fazem." 1 Enoque 15.3

"Mas desde o princípio fostes feitos espirituais, possuindo uma vida que é eterna, e não sujeito à morte para sempre. Portanto, eu não fiz esposas para vós, porque, sendo espirituais, vossa habitação está no céu" 1 Enoque 15.6,7

Os Nephilins não seriam uma raça hibrida originada de engenharia genética?
Para quem acredita que os Filhos de Deus eram ETs até pode ser, mas seria forçar a escritura.
Tanto Moisés quanto Judas e Enoque falam de uma união sexual entre Filhos de Deus e Filhas dos Homens, não tem espaço uma figura de linguagem nem um simbolismo aqui, uma vez que é citado claramente:

"deitastes com mulheres; vos corrompestes com as filhas dos homens; tomaste para ti esposas; agistes igual aos filhos da terra, e gerastes uma ímpia descendência." 1 Enoque 15.2

Veja também o que diz o texto seguinte:

"(...) vos contaminastes com mulheres, procriastes em sangue carnal; cobiçastes o sangue de homens; e fizestes como aqueles  que são  carne e sangue fazem." 1 Enoque 15.3

Mais claro que isso só desenhando, não é mesmo? :)

Os Nephilins e a Queda dos Anjos
Cabe aqui ressaltar que o envolvimento dos Sentinelas com mulheres e a geração dos Nephilins não tem nada a ver com a queda dos anjos.
A queda dos anjos e a origem dos Demônios (anjos caídos) deu-se no Céu, antes da criação do ser humano (note que Satanás tentou Eva logo no princípio), devido a rebeldia de Satanás que desejou ser igual a Deus (veja Isaias 14 e Ezequiel 28). Dada a esta rebelião, 1/3 dos anjos foram expulsos do Céu (Apocalipse 12).
É possível que estes Sentinelas sejam anjos caídos, e não os anjos que resistiram a rebelião liderada por Lúcifer; dai o motivo deles teriam ensinado encantamentos, adivinhação, desenvolvimento de armas de guerra, astronomia e astrologia para os seres humanos.

Concluindo...
Depois desse estudo de Gênesis, Judas e Enoque, qual a conclusão que chegamos?
Durante muito tempo concordei plenamente que Gênesis 6 referia-se aos descendentes de Sete (Filhos de Deus) e aos descendentes de Caim (Filhos dos Homens), porém, diante dos registros encontrados em 1947, passo a ver a situação de outra forma.
A idéia de seres elevados coabitando com seres humanos e gerando uma espécie mais evoluída é bem antiga e está presente em várias culturas (que o digam os Gregos), e agora parece que isso tem um certo fundo de verdade, pois claramente faz-se referência a isto nos livro de Judas.
Confesso que aceitar a idéia de anjos tomando a forma humana e tendo relações sexuais com mulheres não é uma idéia que aceito com tanta facilidade assim. Mas uma coisa é certa, anjos podem assumir a forma humana, tanto é  que podemos ler o relato da destruição de Sodoma e Gomorra, onde três anjos-homens vieram até a cidade para salvar Ló e sua família, bem como outros relatos em que os anjos desceram a terra como seres humanos.
O livro de Enoque, por ser apócrifo, não foi aceito pela comunidade judaica como um livro totalmente inspirado por Deus, mas o fato de Judas ter citado alguns trechos deste livro pode indicar que pelo menos algum fundo de verdade ele tem.
Todo livro apócrifo é meio "fantasioso" demais, e se prende em detalhes muito estranhos, então devemos lê-los sempre com um pé atrás, jamais deixando seus relatos ter uma força maior do que está escrito na Bíblia.
Se todo o livro de Enoque é apócrifo isto não podemos ter certeza, o fato é que neste livro está registrado algo que era conhecimento comum no tempo do Antigo e do Novo Testamento. Detalhes como o nome dos anjos, bem sua hierarquia e tal não pode ser confirmado com exatidão, mas a idéia do cruzamento entre homens e anjos parece ser verdadeira.
Os cristãos dos primeiros séculos e os pais da igreja concordavam com esta interpretação. A possibilidade dos Filhos de Deus serem os descendentes de Sete parece que só apareceu bem mais tarde, quando a Bíblia atingiu povos e nações que não tinham o conhecimento dos fatos registrados em Enoque e, possivelmente, em outros livros antigos.
É, a idéia de anjos (Sentinelas), descendo sobre a terra para coabitar com humanas, gerando gigantes (Nephilins), corrompendo ainda mais a raça humana, causando mortes e violência sobre a terra, fazendo com que Deus destruísse a vida sobre nosso planeta através do dilúvio e aprisionando estes espíritos (anjos e nephilins) no Abismo Tártaro para serem solto na Grande Tribulação, agora me parece mais aceitável e plausível. Acredito que Moisés estava falando deste acontecimento, conhecido e tido como verdade na sua época, em Gênesis 6 ;)

E você leitor, o que acha disso tudo? Deixe um comentário ;)

Graça e Paz!


I.S.Vargas



terça-feira, 15 de março de 2011

TV Digital - A Imagem da Besta



"(...) e, por meio dos sinais que lhe foi permitido fazer na presença da besta, enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.
Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta." Apocalipse 13.14,15

Existem duas profecias fantásticas registradas no Apocalipse referente ao império mundial do Anticristo e seu sistema de controle global. Refiro-me a Marca e a Imagem da Besta.

Acredito que nenhuma outra profecia bíblica tenha ocasionado tanta expeculação e interpretações (algumas plausíveis e outras absurdas) nos últimos cinquenta anos quanto a Marca da Besta. Várias tecnologias, como código de barras, chip de computador e biometria, tem sido apontadas como o cumprimento desta revelação. Existe muita expeculação e exageros, mas um certo grau de verdade nisso tudo.

Porém, quero aqui tratar de uma profecia que é registrada juntamente com a Marca da Besta, mas que, aparentemente, tem sido negligenciada pelos estudantes e entusiastas da palavra profética: a Imagem da Besta.

A Imagem é tão impressionante quanto a Marca, mas se você fizer uma pesquisa no Google, por exemplo, verá que pouca coisa tem sido escrita sobre este tema. Os estudiosos tem dado um poder quase místico para a Marca da Besta, e tem interpretado de forma literal a Imagem.

Como assim? Eu explico.


Esta profetizado que no império do Anticristo ninguém poderá comprar ou vender se não possuir a Marca da Besta na mão direita ou na testa, e logo é dito o que é esta marca: "O nome da Besta ou o número do seu nome"; anteriormente é descrito a Imagem da Besta, que todos deverão adorar, e a ela é concedido fôlego para que possa falar e fazer com que sejam mortos todos os que não se curvarem à Besta que subiu do mar. Destas duas revelações, qual a que parece estar mais envolta em mistério? A marca que é dito que será um número (declarado explicitamente: 666), ou uma imagem que recebe o poder de falar e pode saber quem adora o Anticristo ou não? A meu ver, a segunda profecia é mais misteriosa, porém a especulação tem girado até hoje sobre a Marca da Besta e pouquíssima coisa se diz sobre a Imagem. A Marca pode ser tudo, menos a tatuagem do número 666 na mão direita ou na testa; já a imagem só pode ser uma imagem de gesso ou mármore que fala, nada mais simples. É isso que tenho visto os estudiosos declarando por ai, ou deixando a entender.

Mas neste artigo quero ir na contramão, quero me deter um pouco na segunda profecia, na Imagem da Besta, que, ao meu ver, é tão surpreendente quanto a primeira, e que será o principal dispositivo de controle mundial do Anticristo.

Como podemos ver na profecia registrada acima, o império mundial da Besta possuirá um sistema de controle altamente invasivo, controle total, que afetará a privacidade de cada cidadão do mundo. Com este sistema em execução será praticamente impossível ocultar-se da Besta, o ser humano poderá ser rastreado em qualquer lugar.

O mentor desse projeto é chamado pelos estudiosos de "o Falso Profeta", aqui representado pela Besta que subiu da terra. Este será o braço direito do Anticristo, um líder político-religioso que criará e sustentará toda a ideologia do império, que implantará os dois pilares do sistema de controle global: marca e imagem.

A Marca exercerá um controle financeiro, já a Imagem exercerá um controle ideológico.

Segundo a profecia Bíblica, podemos observar alguns atributos desta Imagem, a saber:

  • Será um projeto global
  • A Imagem praticamente será "onipresente"
  • Terá uma grande capacidade de influenciar a opinião pública
  • Deve possuir uma forma de comunicação em duas vias, ou seja, poderá tanto emitir quanto receber informações
Projeto Global 
"enganava os que habitavam sobre a terra e lhes dizia que fizessem uma imagem à besta" 

O que sempre me chamou atenção nesta profecia é que a Imagem não é construída pelo Anticristo e nem mesmo pelo Falso profeta. Podemos ver que a ideia de fazer uma imagem vem do Falso Profeta, porém não é ele que a executa, mas sim, ele influencia (engana) os moradores da terra para que façam esta imagem. 

Aqui percebo que este projeto então não será executado por uma igreja apóstada, nem por meia dúzia de gato pingado que adoram ao anticristo ou por uma elite de lideres mundiais ou conspirações secretas, mas é posto em prática por pessoas do mundo todo, é um projeto global! 

Quase Onipresente

Os teólogos têm ensinado que esta imagem será posta no Templo judaico reconstruído em Jerusalém, mas aqui eu me pergunto, se o império do Anticristo é mundial, logo seus adoradores estarão espalhados pelos cinco continentes, e como essa imagem poderá saber então quem está contra ou a favor da Besta? No mínimo toda a humanidade teria que apresentar-se diante dela, o que seria praticamente impossível. O mais provável é que ela apresente-se a todos os habitantes da terra, onde quer que eles estejam. A Imagem não estará afixada em um lugar, em um templo, mas estará em vários lugares ao mesmo tempo. Impossível? Até alguns anos atrás poderia ser, mas hoje não! Mais adiante eu explico.

Formadora de Opinião
"e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta"

Outro detalhe interessante aqui. Assim como não é a Besta que sobe da terra que constrói a Imagem da Besta que subiu do mar, também não será a Imagem que matará os que não se curvarem ao Anticristo. É dito que ela "faz com que sejam mortos", mas não mata a ninguém.
Aqui cabe ressaltar algo importante. Durante muito tempo foi ensinado que o império do Anticristo seria um governo ditatorial, que forçaria as pessoas a o adorarem, que teria exércitos nas ruas e tanques de guerra por toda parte, que todos o temeriam. Mas não é bem assim que ocorrerá não, aliás, pelo que podemos ver no Apocalipse, será bem ao contrário. Esta escrito que todos se maravilharão diante da besta, e a adorarão espontaneamente diante de seu poder e eloqüência. O Anticristo será praticamente o Super-Homem, o líder tão esperado, a salvação da humanidade, de modo que não será propriamente o Anticristo que perseguirá os que não o adorarem, mas sim a própria população. Como é que é? Sim, isso mesmo que você leu. Jesus disse que nos últimos dias os pais seriam contra os filhos e irmãos contra irmãos. Negar adoração ao Anticristo será uma blasfêmia, um pecado mortal. E quem não o adorará? Ora, os crentes que não forem arrebatados, e que neste momento reconhecerão a real intenção da Besta, e todos quantos perceberem a "jogada" do Anticristo.
Sendo assim, a Imagem não precisará matar ninguém, nem lançar um raio laser dos olhos pra torrar todos os rebeldes (sim, eu já ouvi alguém falar isso), basta somente "divulgar", mostrar quem está contra ela, e fazer um estardalhaço em cima da situação que logo os revoltosos estarão sendo perseguidos e mortos pelos adoradores da besta. Alguma semelhança com algo que você já viu hoje? Qualquer semelhança não é mera coincidência.
Via de mão dupla
"Foi-lhe concedido também dar fôlego à imagem da besta, para que a imagem da besta falasse"
 
É interessante perceber que a Imagem tem o poder de falar, ver e ouvir. Se ele pode saber quem não adora o Anticristo, e tem a capacidade de revelar os rebeldes, logo ela tem tanto poder de enviar informação ("falar") quanto a de receber ("ver e ouvir").

Não, a imagem não é o Robocop
Fora a ideia de uma imagem de mármore que solta raio laser pelos olhos, já ouvi gente ensinando que ela seria um android, um robô, algo tipo homem-máquina, igual ao Robocop. Dá pra acreditar? Se isso fosse a Imagem da Besta imagina quantos robocops teríamos espelhados pelo mundo, praticamente um em cada esquina, ameaçando matar a todos que não se curvassem diante dela. Ao invés de uma imagem, seriam milhares, até mesmo milhões, e isso é meio absurdo de se pensar.

Eis que surge uma Imagem
Se eu lhe disser que o ex presidente dos EUA, Bill Clinton, esteve falando aqui em casa essa noite, logo depois que apareceu o Steven Seagel, você acreditaria?
Não, não estou mentindo. Eu vi o Steven Seagel na "Tela Quente" e, logo a seguir, assisti um pronunciamento do ex-presidente do EUA no Jornal da Globo. Os vi e ouvi pela TV.
A TV, literalmente é a imagem daquele que fala, e hoje este equipamento de fato pode falar. Antigamente não era assim, quem não lembra dos filmes mudo de Charle Chaplim?
Comparando os atributos da Imagem da Besta com a TV, podemos ver que todas as características da Imagem cumprem-se neste equipamento. Ela, a TV, é uma imagem, pode falar, tem o poder de formar opnião (a atual presidente do Brasil, Dilma, que o diga), pode enviar informações (e isso ela faz com maestria) e é um projeto global, afinal, todos os paises a produzem, e seu padrão de comunicação é negociado entre várias multinacionais.


Ah, mas a TV não vê e nem escuta
Será que não?
Estamos vivendo na era da informação, onde a convergência de tecnologias e a interatividade tem sido prioridade nos novos equipamentos que tem sido produzidos.
Hoje não basta ter um celular, uma câmera digital, um mp3, um play station, um GPS e uma geladeira. Tudo tem que estar interligado, e centralizando funções. Você compraria um celular hoje que não tem uma câmera, ou que não possa rodar um joguinho qualquer e escutar uma “musiquinha” de vez em quando? Tem gente comprando geladeira que já acessa a internet, sabia? Sim, a ideia é essa, convergência, interatividade!
Se aparelhos tão pequenos quanto os celulares já tem um poder incrível e multi-funções, imagine o que está acontecendo com os novos aparelhos de TV.
Desde 2001 fala-se na implantação, aqui no Brasil, do sistema de TV Digital. Um sistema que chegou para mudar completamente o modo com que assistimos televisão.
Existem três padrões mundiais para este sistema: o americano, o japonês e o europeu. Cada um com seus prós e contras (uns priorizando a velocidade no tráfego de informação, outros priorizando a compactação de dados e a mobilidade) e o Brasil está decidindo por qual padrão optar ("...lhes dizia que fizessem uma imagem à besta")
A TV Digital, além de ter uma imagem infinitamente melhor do que a TV analógica, ela possui recursos de interatividade. Ou seja, você, diante dela, não é apenas um telespectador, não fica só assistindo, mas pode interagir com o que vê, pode escolher o que deseja assistir, selecionar ângulos de câmera, obter informações sobre produtos que esta vendo no comercial, criar sua própria programação, pode fazer compras pela TV, e até mesmo acessar sua conta bancária por este aparelho.
Veja o que diz este trecho de um artigo publicado na revista Galileu, nr. 187 (Fevereiro de 2007) intitulado "TV Total", que trata de um teste de transmissão digital realizado em São Paulo:
"A televisão vai mudar. E essa mudança promete ser bem mais revolucionária do que qualquer outra já ocorrida na história pródiga em novidades da "telinha". Está em testes em Sorocaba, interior de São Paulo, a TV digital interativa, tecnologia que permite usar o aparelho para fazer transações bancárias e compras, comunicar-se com os amigos e navegar na internet. Além, é claro, de incrementar a maneira de assistir à própria TV."

Mais adiante, neste artigo, é dito o seguinte:

"A experiência iniciada no mês passado pela Globo Cabo em Sorocaba vai além. Ela permite enviar sinais no sentido oposto - da casa do assinante para a emissora, recurso que oferece muitas possibilidades, como serviços bancários, acesso à internet e compras online."

O Olhos do Antricristo na sua sala
Pelo que podemos ver, a interatividade com a TV Digital permitirá que o sistema global de controle do Anticristo saiba quem esta contra ou a favor dele. Como? Simples, uma vez que o telespectador passa a não somente receber informações mas também a enviar (quando faz uma compra, quando seleciona um canal, quando analisa o extrato bancário, quando navega pela internet, tudo pela TV), estes dados enviados podem ser capturados e processados, analisados pelas emissoras.

É semelhante ao que acontece hoje com os computadores. Tudo o que enviamos para a internet passam por roteadores e servidores, e estes dados podem ser analisados pelos provedores de internet sem dificuldade alguma. Engana-se quem pensa que existe privacidade na Internet. Cada passo que é dado no mundo virtual fica logado, registrado, nos computadores e roteadores de rede.Um exemplo disso é o projeto "Carnivore", que foi implantado nos EUA a alguns anos atrás que filtrava todos os e-mails enviados e recebidos dos cidadãos americanos procurando mensagens que possuissem algum conteúdo terrorista. Também, podemos citar aqui, o sistema Echelon, que além de capturar e analisar mensagens de e-mail, filtrava conversas telefônica e dados transmitidos via satélite!
Com a capacidade de filtrar as informações enviadas por você, as emissoras poderão detalhar o seu perfil, observar suas preferências e saber se você esta contra ou a favor da Besta, se está assistindo seus pronunciamentos, se tem dado ouvidos ou não a ideologias contrárias ao império, enfim, conhecerão sua personalidade, seu modo de ser.

A Imagem da Besta por toda a parte
Quantas pessoas você conhece que não possuem televisão hoje? Aposto que nenhuma.
O mesmo ocorrerá com a TV Digital. Embora seja uma tecnologia recente aqui no Brasil, logo ela estará operando em todas as residências do pais, ainda mais que neste ano, 2011, estava determinado o fim da transmissão analógica, mas este prazo foi adiado para mais alguns anos. Porém, o fato é que o sistema de tv analógico como o conhecemos hoje está com seus dias contatos, e logo tudo será digital.
O interessante ainda é que o padrão de transmissão digital não se limita a enviar e receber dados somente para aparelhos de TV Digital. Hoje a transmissão digital pode ser recebida tanto pela TV com aparelhos conversores, quanto por celulares, smartphones, palms, notebooks e desktops. Sim, você terá acesso a programação digital em qualquer lugar, até mesmo pelo seu celular, e poderá interagir com ele em qualquer lugar! É os olhos do Anticristo acompanhando você pode onde quer que você vá!

A TV Digital cumpre todas as exigências
Podemos concluir aqui, com base nas características da Imagem da Besta que detalhamos no inicio deste artigo, que a TV Digital cumpre com todas as exigências. Este sistema esta sendo desenvolvido por multinacionais americanas, européias e japonesas, pode estar em qualquer lugar (até mesmo no seu bolso), tem a capacidade de influenciar a população e pode tanto enviar quanto receber informações.
Sei que esta interpretaçõ pode parecer absurda para alguns, mas é mais plausível do que imaginar uma imagem de mármore falando, ou de um android andando por ai soltando raio pelos olhos, não é?

O Controle Total
Com a Imagem da Besta exercendo um controle ideológico, juntamente com a Marca, exercendo um controle financeiro, vai ser praticamente fugir dos olhos da Besta.
Mas isso não é motivo para nos assustarmos, não por agora.
Tanto as tecnologias que porão em prática a Marca e a Imagem só serão utilizadas para este fim após o arrebatamento da igreja. O que temos observando agora é uma preparação, um ensaio, para o que será o reino do Anticristo.
Não quero aqui dizer que sou contra a TV Digital ou qualquer outra tecnologia, só quero alertar para onde isso tudo esta nos levando.
A igreja deve ficar alerta, e não deixar-se enganar pelas maravilhas tecnológicas que nos cercam.
Chegará o dia em que a igreja será arrebatada e que será manifesto o Anticristo, e quando este dia chegar, o mundo estará preparado para aceitar o Grande Irmão, salvador do mundo, tão esperado pelas nações, e a privacidade de cada cidadão estará ameaçada!

"... e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta."


Abraço a todos!

segunda-feira, 7 de março de 2011

O império do Anticristo no "apagão" total!



"O quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com fogo. Derramou o quinto [anjo] a sua taça sobre o trono da besta, e seu reino se tornou em trevas [se fez tenebroso] (...)" Apocalipse 16.8,10

Confesso que durante muito tempo não compreendia muito bem o efeito da quinta taça que será lançada sobre o império do Anticristo, no fim da Grande Tribulação.

Ao meu ver, todas as profecias descritas nos selos, trombetas e taças tem um fundo científico e podem ser comprovadas. Mas o fato de o reino do Anticristo ficar "mergulhado em trevas", tornar-se tenebroso, completamente escuro, me deixava pensativo: "como assim, vai dar um apagão na Europa?". Eu procurava um fundo lógico nisso, algo que pudesse explicar essa situção.

Algumas profecias do Apocalipse podem ser explicadas pela biologia, astronomia e até mesmo pela física e química. Não acredita? Ok, vou lhe dar dois exemplos entao:

Na abertura do Sexto Selo (Ap 6.12), é dito que o sol se escurece e que a lua se torna como sangue!

Observe bem, se torna "como" sangue, e não se torna "em" sangue. Atenção nisso aqui.

Se a lua não vai se tornar em sangue, como seria então o fato dela se tornar como sangue? Ora, se tornar como sangue eu entendo como se tornar "semelhante" ao sangue, ou seja, se tornar vermelha! O que a Bíblia diz aqui é que na abertura do sexto selo a lua se tornará vermelha!

Opa, lua vermelha, isso é possível? Claro que sim, você nunca viu um eclipse lunar total? A lua fica completamente vermelha, um vermelho escuro, semelhante a sangue coagulado! Observamos que o sol é afetado antes da lua se tornar como sangue aqui em Apocalipse, isso quer dizer, ocorrerá um eclipse lunar, e como se é de esperar, a lua ficará vermelha!


Eclipse da Lua




Agora observe o efeito da Segunda Trombeta em Apocalipse 8.8. Nesta passagem é dito que um "grande monte ardendo em fogo" é lançado no mar, matando a terça parte das criaturas marinhas e trasformando as aguas em "sangue".

Minha interpretação pra isso é a seguinte: um grande meteóro incandecente atingirá o planeta Terra, caindo no mar. Com o impacto do meteóro 1/3 das criaturas que vivem no mar irão morrer, o que elevará a taxa de material orgânico liberado nas águas. Com esse material a deriva, a população de microalgas chamadas de pirrofíceas, que se alimentam de matéria orgânica, irão se multiplicar numa escala geometrica, causando o efeito conhecido como Maré Vermelha! Sim meu amigo, com a superpopulação destas microalgas, que tem a pigmentação vermelha, elas poderão ser vistas a olho nú, e deixarão as águas do mar, principalmente na costa marítima, com uma aparência avermelhada, como se estive tornado em sangue!


Águas do mar afetadas pela Maré Vermelha





Voltando para a Quinta Taça....

Como disse anteriormente, eu não encontrava uma explicação lógica para o reino do anticristo tornar-se tenebroso, até que li o versículo imediatamente anterior, a Quarta Taça, que diz que o sol foi alterado, e passou a "abrasar" os seres humanos!

Compliquei agora? Nem tanto.

A império do Anticristo possuirá um sistema de controle mundial, onde observará todas as nações através de grandes backbones de Internet, fibras ópticas, sistema de satélites, ondas de rádio frequência, GPS, e tantos outros equipamentos.

Nos últimos anos da Grande Tribulação acredito que esse sistema mundial de controle e observação estará centrado mais na tecnologia de rádio frequência e satélites do que no sistema cabeado de fibras ópticas e afins. Sabe por que? Porque no Apocalipse são registrados inúmeros terremotos, e não são "terremotozinhos" não, é coisa grande, coisa graúda, terremotos que podemos ver, pelos seus efeitos, que são de 7 graus da escala Richter pra cima. E estes terremotos podem, com frequência como já tem ocorrido nos nossos dias, derrubar grandes redes de comunição e tranferência de dados que tem suas estruturas de transmissão basedas em cabos submarinos de fibra óptica. Ano passado por exemplo, ocorreu um terremoto na América Central que rombeu importantes backbones de internet da América Latina, deixando vários estados e cidades do Brasil sem internet por um bom tempo.

Isso fará com que a estrutura de controle do anticristo volte-se mais para a transferência de dados por ondas de rádio, por radio frequência.

E ai que mora o perigo.

Ondas de rádio se propagam em linha reta, assim como as ondas de luz. De forma que a geometria da Terra pode afetar e até atrapalhar essas transmissões.

Em 12 de dezembro de 1901, por uma experiência pelo cientista Guglielmo Marconi, que fez uma transmissao interncontinental, foi constatado o poder das transmissões via radio. Porém uma dúvida ficou no ar: "como que as ondas de radio emitidas de um continente tão distante foram recebidas do outro lado do planeta sem que a geometria da terra afetasse esse desempenho?"

Ainda mesmo em 1902, Oliver Heaviside e Arthur Kennelly, independentemente, propuseram que existiria, na atmosfera, uma camada condutora que permitiria que um sinal eletromagnético (ondas de rádio) fossem refletidas para a terra. Enfim, um sinal de rádio poderia, refletindo nesta camada, viajar por praticamente toda a Terra ricocheteando entre terra e céu.

Campos eletromagnéticos refletidos pela ionosfera





Em 1920 constatou-se que essa camada atmosférica refletora de campos eletromagnéticos realmente existia, e passou a ser chamada de "ionosfera".

Ionosfera? O que é isso? Bom, pra você entender o que significa ionosfera você tem que primeiro saber o que é um átomo e de que este é constituído (viu só, ninguém mandou você matar as aulas de física no segundo grau).

Um átomo é constituído de prótons, neutrons e elétrons. Prótons, carga positiva, e nêutrons, elementos sem carga, estão no núcleo do átomo, já os elétrons, carga negativa, deslocam-se na eletrosfera. A eletrosferá é praticamente uma regiao de oitro camadas concentricas ao núcleo do átomo onde "navegam" os elétrons.

Se um átomo tem 10 protons e 10 eletrons, se diz que este átomo está em "equilibrio elétrico", logo se um átomo tem 10 protons e 11 elétrons, ele está em desequilibrio elétrico, tendo mais cargas negativas do que positivas. O contrário também é válido, se um atómo tem 10 prótons e 9 elétrons ele esta em desequilíbrio elétrico também, tendo mais cargas positvas do que negativas.

Átomos em desquilíbrio elétrico são chamadas de íons. Um atómo com mais carge életrica positiva é conhecido como cátion, e um átomo com mais cargas elétricas negativas é chamado de ânion!

Hmmmm, muito bem, então o que é ionosfera? Ionofesfera é uma camada atmosférica onde residem inúmeros átomos em desequilibrio elétrico, chegando até mesmo a constituir plasma (em síntese, atomos desmontados), possuindo cargas elétricas. É praticamente uma manta elétrica ;)


Representação da ionosfera pela NASA




Por isso que a transmissão de rádio podem ir mais longe refletindo na ionosfera! Cargas elétricas de valores contrários se repelem, então, ao enviar um campo eletromagnético de forma não perpendicular pra cima, ele bate na ionosfera, que possui cargas elétricas contrárias, e é refletido pra baixo novamente em um ângulo aberto. Fazendo com que o campo vá ricocheteando até o destino.

E o que isso tudo tem a ver com a Quarta e Quinta Trombeta?

Aparentemente não tem nada a ver, até você saber que o maior agente de ionização da atmosfera é o sol (sim, o sol) tendo capacidade de altera-lá por completo, fazendo-a se deslocar de um lado para o outro, bem como ficar mais intensa ou mais rarefeita. Afetando a ionosfera afeta-se os equipamentos de comunicação que se utilizam dela!

O sol frequentemente envia para o espaço particulas carregadas eletricamente (ou elétrons livres), e podem ocorrer, esporadicamente, tempestades solares, que bombardeiam a Terra com essas partículas elétricas, o que distorce toda a ionosfera, causando apagão nas comunicações que dela dependem.

Veja o que diz um artigo da internet sobre ionofera e o projeto HAARP:

"O sol tem um efeito dominante sobre a ionosfera e eventos tais como erupções
solares e ejeções de massa coronal pode levar a comunicação a nível mundial "apagões"
sobre as
bandas de onda curta. Nós criamos um Exemplo da página com dados de um apagão de comunicação
que ocorreu em 3 de agosto de 1997 mostrando como os instrumentos no observatório HAARP pode
ser usada para estudar a física subjacente destes rompimentos de telecomunicações.
Sinais transmitidos a partir de satélites para fins de comunicação e de navegação devem passar pela
ionosfera.
Irregularidades ionosféricas, mais comum nas latitudes equatoriais (embora possam ocorrer
em qualquer lugar), pode ter um impacto importante sobre o desempenho ea confiabilidade do sistema,  e projetistas de satélites comerciais precisam levar em conta os seus efeitos
."

Com efeito, é isso que ocorrerá! O anjo, ao derramar sua taça sobre o sol, afetará o seu calor e sua consistência, o que causará terríveis tempestades solares que, além de aquecer a terra, emitirá uma quantidade enorme de elétrons livres sobre a atmosfera, alterando completamente a estrutura da ionosfera e, por conseguinte, derrubando as comunicações que dela dependem, englobando ai o sistema de controle e vigilância mantido pelo império mundial do Anticristo.

Mas não é somente pelo efeito na ionesfera que isso tudo pode ocorrer. Tempestades solares emitem sobre a Terra campos magnéticos de diversas intensidades, que podem interferir diretamente sobre a corrente elétrica de fontes geradoras de energia, causando sobrecarga, derretimento de transformadores e rompimento de cabeamento.  Em1989 uma tempestade solar chegou a explodir transformadores elétricos em Québec, no Canadá.

Tempestade Solar registrada pela NASA





A maior tempestade solar que já ocorreu foi em 2 de Setembro de 1859, conhecida como "Evento Carrington" (com a intensidade estimada em 110 nanoTeslas) e causou o colápso nos sistemas telegráficos por toda a Europa e América do Norte.

Ainda neste ano, aqui no Brasil, uma tempestade solar pode ter sido a causa do apagão que ocorreu no Nordeste do pais. O site Apolo11 publicou o seguinte post:

"Tempestade solar pode ser causa do apagão no Nordest

Apesar do recente apagão do Nordeste ter como provável causa o acionamento do sistema de proteção em uma subestação no município de Jatobá, em Pernambuco, as causas que levaram ao apagão podem ter sido provocadas por um repentino pulso eletromagnético ocorrido às 23h36 (Hora do Nordeste), provocado por uma tempestade solar.


transformador destruido por tempestade geomegnetica
Transformador destruído por uma Tempestade Solar em Québec, Canadá, em 1989





Em boletim recebido do SWPC, Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA, às 02h36 UTC (23h36 no Nordeste e 00h36 em Brasília), magnetômetros instalados em Boulder, no Colorado, registraram um repentino pulso eletromagnético de 8 nanoTeslas(Tesla é a unidade de medição de campos magnéticos).
Exatamente nesse mesmo instante, quase toda a região Nordeste ficou às escuras. Segundo relatos feitos no site Painel Global, diversos carros e luzes também apresentaram funcionamento errático e intermitente, além de muita interferência nas estações de rádio.
O pulso eletromagnético detectado nos EUA teve origem após uma explosão solar ocorrida no dia 31 de Janeiro, quando uma grande quantidade de massa coronal foi ejetada da estrela. A maior parte dessas partículas seguiu em direção ao espaço, enquanto uma pequena parcela atingiu o campo magnético terrestre e pode ter provocado auroras nas latitudes médias e altas.
Ainda é muito cedo para se afirmar com certeza se de fato o pulso eletromagnético foi o responsável por fazer "cair" o sistema elétrico em diversos Estados, mas os relatos de interferências em estações de rádio associados ao exato momento que o pulso foi detectado contribuem para essa possibilidade."


Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Tempestade_solar_pode_ser_causa_do_apagao_no_Nordeste&posic=dat_20110204-104845.inc

Existem inúmeros casos registrados em jornais, revistas e na internet que podem comprovar a possibilidade que estou expondo aqui. Mas pra ficar ainda mais claro veja o que diz o seguinte artigo publicado no jornal britânico Daily Mail no dia 26 de março de 2009 e traduzido no blog inconscientecoletivo:

"Cientistas alertam: uma tempestade solar pode causar um desastre planetário a qualquer momento

O modo de vida do século 21 depende demais da tecnologia, e cientistas dizem que isso é que deixa a sociedade em risco de um “desastre planetário”.
Ao contrário de muitos desastres naturais recentes, uma grande explosão solar poderia causar um grande sofrimento em países desenvolvidos.
Bolas de plasma estourando na superfície do sol podem destruir as nossas modernas redes de eletricidade, que iriam puxar essa energia para si como se fossem antenas e rapidamente teriam sobrecarga.
Isso teria um efeito indireto em muitos dos sistemas que sustentam a nossa vida, incluindo o tratamento de água e esgoto, resfriamento de medicamentos, entregas de supermercado, controles de centrais elétricas e mercados financeiros.
Para reconstruir a rede elétrica, os hubs de transformadores derretidos teriam que ser trocados, mas os novos levariam até um ano para funcionarem devidamente."

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1165045/Solar-storm-cause-planetary-disaster-time-warn-scientists.html
Tradução: http://inconscientecoletivo.net/tempestade-solar-pode-causar-desastre-planetario-a-qualquer-momento

Neste ponto, o trono da besta torna-se tenebroso!

Por um pouco de tempo, no final da Grande Tribulação, o Anticristo não conseguirá observar nada do que está acontecendo, seu sistema de vigilância sofrerá um apagão mundial, perderão o controle, seu reino mergulhará nas trevas da desinformação! E este ponto torna-se um agravante para a grande guerra do Armagedom que é visto pelo derramar da Sexta Trombeta, onde o Anticristo convoca todos os líderes do mundo para a Última Guerra Mundial! (Ap 16.12-14).


Deus abençoe a todos ;)

Conflito Árabe-Israelense, briga entre irmãos. A ciência comprova!


Era uma vez um homem bem velho, casado, logicamente, com uma mulher bem velha. Ambos tinham o desejo de ter um filho, porém a idade da mulher, que beirava os 100 anos, já estava avançada demais para procriar, além do mais, a mesma era hestéril, nunca pode ter filhos.

Porém, este homem não era um homem comum, o que o diferenciava dos demais era a sua Fé!

Deus, olhando para ele, prometeu que faria uma grande nação de sua descendência. O que parecia impossível, dadas as situações contrárias. Porém ele acredeitou e confiou em Deus (Gênesis 15.1-6).

Mas, e digo sonoramente: MAS, como o ser humano é fraco e não consegue mater-se muito tempo na esfera da fé, o tempo foi passando e este velho casal começou a duvidar que Deus cumpriria em suas vidas aquilo que prometera.

Estou falando aqui da história de Abraão e Sara, os patriarcas da nação judaica.

Sara, vendo que estava muito velha, e não podendo ter filhos, quis dar uma "ajudinha" pra Deus nessa promessa, e pensou mais ou menos assim "bom, Deus prometeu um filho para Abraão, mas não disse que seria gerado no meu ventre. Vou conceder que minha empregada durma com ele, para que assim lhe de um filho, que será nosso, e a promessa se cumprirá" (Gênesis 16.2-4).

Que ideia, não? Mas o leitor nao se assuste, naquele época o homem podia ter tantas mulheres quanto pudesse sustentar, e existiam as concubinas, que eram empregadas que as vezes faziam um papel de amante, tudo com o consentimento da esposa oficial do camarada.

O que você acha que aconteceu? Abraão pensou duas vezes? Não, coabitou sem trauma nenhum com a serva chamada Agar, e teve um filho com ela, que se chamou Ismael! (Gênesis 16.15)

Mas esse não era o plano de Deus, ele disse que faria de Abraão uma grande nação juntamente com Sara, nao com sua empregada.

Passando o tempo, chegou o momento de Deus cumprir sua promessa (tudo tem o seu tempo certo), e Deus mudou a sorte de Sara, de modo que abraão a "conheceu" e foi gerado um filho, o filho da promessa, o qual passou a ser chamado de Isaque!

Dai começou um conflito em família.

Agar agora passou a desprezar a sua senhora, gabando-se de ter dado o filho tão desejado para o seu senhor. O que fez com que Sara se sentisse humilhada (Gênesis 16.4,5); já o filho dela, Ismael, começou a perseguir Isaque, por ciúme, pois acreditava que seu pai amava mais o seu irmão.

Isso tudo fez com que Agar fosse abandonada por Abraão.

Agar, abandonada juntamante com seu filho, foi-se para o deserto (Gênesis 16.7).

Mas Deus não a desampara. O homem pode ser injusto, mas Deus não!

Um anjo apareceu a Agar no deserto e a confortou, dizendo para ela voltar e humilhar-se perante Sara (Gênesis 16.9), e profetizando que de Ismael nasceria uma grande nação. Mais adiante, em Genesis 17.20 Deus promete que da descêndência de Ismael sairiam doze príncipes.

E tudo isso se cumpriu!

Abraão gerou, dentre outros, estes dois Filhos: Isaque e Ismael. Isaque foi o filho da promessa, e deu origem a nação de Israel. Já a descendência de Ismael cresceu sobre a terra, e deu origem à nação árabe!

Ou seja, árabes e judeus, apesar de tantas guerras, são, biblicamente falando, irmãos! Ambas as "nações" descendem de um ancestral comum: Abraão!

É interessante observar as características da descendência de Ismael profetizadas pelo anjo e por Deus. Veja só que que a Bíblia diz em Gênsesis 16.12 e 17.20:
  1. Ele será homem bravo
  2. A sua mão será contra todos e a mão de todos contra ele
  3. habitará diante da face de todos os seus irmãos
  4. gerará doze príncipes
Tudo isso cumpriu-se na nação Árabe de hoje.

Os árabes são conhecidos por ser um povo bravo, que vive constantemente em guerra e aprontando atos de terros por ai, de forma que é contra todos os que não aceitam suas doutrinas (Islã) e todos são contra eles por pensarem assim.

Habitam diante da face de seus irmãos (os Judeus). Isso de fato é incrível! Israel está cercado pelos palestinos (árabes), de modo que até mesmo a cidade de Jerusalém esta dividida entre árabes e judeus. Querendo ou não, judeus e árabes hoje habitam frente a frente um do outro. E o ciume que existia no coração de Ismael ainda permanece no coração dos árabes, de modo que ambos até agora não encontraram a paz como irmãos.


A Bíbilia é incrível, não é mesmo?

Mas agora observe a manchete de uma reportagem da Revista Veja, datada de 17 de Maio de 2000:
 
Irmãos de sangue - Estudo de DNA comprova que judeus e árabes são parentes próximos, como diz a Bíblia.


Veja na íntegra o que este artigo diz:


"Se a origem genética em comum fosse sinônimo de paz, talvez a dolorosa história de conflitos no Oriente Médio nunca tivesse começado. Com uma nova técnica baseada no estudo da descendência masculina, biólogos concluíram que as várias populações judaicas não apenas são parentes próximas umas das outras, mas também de palestinos, libaneses e sírios. A descoberta significa que todos são originários de uma mesma comunidade ancestral, que viveu no Oriente Médio há 4.000 anos. Em termos genéticos significa parentesco bem próximo, maior que o existente entre os judeus e a maioria das outras populações. Quatro milênios representam apenas 200 gerações, tempo muito curto para mudanças genéticas significativas. Impressiona como o resultado da pesquisa é coerente com a versão expressa na Bíblia de que árabes e judeus descendem de um ancestral comum, o patriarca Abraão.
A pesquisa conduzida pelo biólogo Michael Hammer, da Universidade do Arizona, com a colaboração de cientistas europeus, israelenses e sul-africanos, comparou o cromossomo Y (presente apenas no sexo masculino) de 1.371 homens de 29 comunidades. Acredita-se que todos os cromossomos Y existentes sejam originários de um único "Adão", que viveu há 140.000 anos. Em princípio, são idênticos em todos os homens, mas pequenas modificações podem ocorrer na seqüência de DNA dos cromossomos Y. As mudanças não afetam os genes e não se refletem no corpo, mas permitem acompanhar as várias linhagens familiares da espécie humana, como se fosse uma assinatura.
Os pesquisadores perceberam também que, apesar da longa diáspora, as populações judaicas mantiveram intacta a identidade biológica. A tradição hebraica considera como judeu aquele que é filho de mãe judia. Sabe-se agora que a quantidade de pais não judeus foi igualmente bem reduzida. O resultado não apenas está de acordo com a tradição bíblica como refuta as teses de que as comunidades judaicas atuais consistem principalmente de descendentes de convertidos de outras crenças ou dos khazars, uma tribo do Cáucaso que adotou o judaísmo na Idade Média. "Onde quer que fossem, eles permaneceram geneticamente muito isolados", diz Hammer."

Somente agora, depois de quatro mil anos de história é que os cientistas e estudiosos dão crédito a esta verdade Escriturística.

A Bíblia é a Palavra de Deus, nela podemos confiar! 

A ciência jamais vai conseguir contradizer nenhuma verdade cientifica nela estabelecida!

Abraço a todos!



sexta-feira, 4 de março de 2011

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo

"No dia seguinte, João viu a Jesus que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." João 1.29

"EIS": Literalmente "vejam, ele esta aqui", "ele se manifestou". Aquele que estava com Deus, e é Deus, por quem tudo o que existe foi feito e para quem tudo foi criado, manifestou-se ao mundo. O Verbo se fez carne e habitou entre nós! (João 1.14a)

"O": Ele é Único, Incomparável, Insubistituível, Suficiente (Hebreus 10.11-18), Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaias 9.6)

"CORDEIRO": Imaculado, perfeito, sem pecado, justo. Que manifestou-se ao mundo para morrer em nosso lugar, satisfazendo completamente a exigência da justiça Divina. O castigo que nos trouxe a paz estava em sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaias 53.5)

"DE DEUS": A oferta pelo pecado da humanidade dada por Deus, provando que a salvação vem somente dEle, e que o homem não pode fazer nada para ser salvo, a não ser crer nAquele que Deus enviou para morrer em nosso lugar! (Efésios 2.8)

"QUE TIRA O PECADO DO MUNDO":  Pelo sacrifício realizado por Cristo na Cruz somos reconciliados com Deus, justificados por ele e vistos como santos (2 Coríntios 5.19). Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador (e isso exige mais do que simples palavras, mas ações de fé) Deus nos vê como se nunca tivessemos pecado, pois o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado (1 João 1.7), e assim temos acesso ao Santo dos Santos (Marcos 15.38) e podemos ver a Glória de Deus, cheio de graça e de verdade! (João 1.14b)

Meditemos nessa Verdade!


Abraço! :)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sete Verdades Fundamentais sobre a Salvação

1 - Todo ser humano é pecador, e está separado de Deus!
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;Romanos 3.23

2 - Mas Deus, pelo seu infinito amor e misericórdia, proveu à humanidade um meio para que possamos ser salvos:
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.23

3 - Somente podemos ser salvos, nos aproximar de Deus, pela fé em Jesus Cristo.
"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." João 3.36

4 - Ao crer em Jesus, mais do que sermos simplesmente salvos, nos tornamos filhos de Deus:
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" João 1.12

5 - Acreditar em Deus e negar a divindade de Jesus Cristo não serve. Ser uma pessoa boa, fazer o que é certo, acreditar em Deus não é o suficiente pra salvar você! A fé em Cristo é o que torna Deus favorável ao pecador:
"Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." 2 João 1.23

6 - Não existe sacrifício, meditação ou mantra que o ser humano possa fazer para ser salvo. Somente Jesus salva!
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.6

7 - A sua oração pra Maria, Madre Tereza, João Paulo II, ou para qualquer outro "santo" não pode lhe aproximar de Deus. Só existe um mediador entre Deus e os homens: Jesus!
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." 2 Timóteio 2.5,6

Conclusão
Não se deixe enganar meu amigo.
Religião nenhuma tem o poder de te salvar.
Religião é uma tentativa humana de aproximar-se de Deus. Uma série de regras e preceitos criados e observados pelo homem na esperança de conquistar, adquirir, ou até mesmo "comprar" a salvação.
Porém, o que falo aqui é o Evangelho, as boas novas de Jesus Cristo, e não religião!
O Evangelho mostra o que DEUS fez para se aproximar da ser humano perdido, e diz com toda a clareza: "você não precisa fazer nada para encontrar-se com Deus, Cristo já fez tudo o que tinha que ser feito", de modo que você deve apenas crer em Jesus Cristo e confessá-lo como seu Senhor e Salvador. Sabe por que? Porque a salvação é pela Graça! Pelo favor divino.
Não há nada que o homem possa fazer para ser salvo, apenas crer nAquele que o Pai enviou!

Para não ficar somente em minhas palavras, veja o que Paulo, o apóstolo dos gentios, escreveu:

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (...) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" Efésios 2.4-9

Abraço ;)

Tudo o Que Jesus Conquistou

Tudo o que Jesus conquistou na cruz
É direito nosso, é nossa herança
Todas as bênçãos de Deus prá nós
Tomamos posse, é nossa herança

Toda vida, todo poder
Tudo que Deus tem para dar
Abrimos nossas vidas pra receber
Nada mais nos resistirá

Maior é o que está em nós
Do que o que está no mundo
Bem maior é o que está em nós

sábado, 15 de janeiro de 2011

Alguns Símbolos Proféticos

O Apocalipse, bem como as profecias em geral, são mensagens carregadas de simbolismos que, em uma primeira leitura, parecem não fazer sentido algum.

Para alguém que tenta entender o Apocalipse somente lendo o próprio livro, compreendê-lo é praticamente impossível.

As coisas só passam a fazer sentido quando se olha para a Bíblia como um todo. Mais do que nunca aqui se cumpre o dito "A Bíblia interpreta a Bíblia".

Pra ajudar quem esta começando, registrei aqui uma pequena tabela de símbolos proféticos, utilizada pela maioria dos cristãos.

Espero que lhe seja útil :D

Símbolo Significado Referência Bíblica
Animal Rei ou Reino Daniel 7:17 e 23
Água Povos Apocalipse 17:15
Ventos Guerras Jeremias 51:1-5
Chifres Poder, Rei ou Reino Apocalipse 17:2 / Daniel 8:21-22; 7:24
Tempos Anos Daniel 11:13
Dragão Diabo Apocalipse 12:9
Cordeiro Jesus Cristo João 1:29
Cauda Falso Profeta Isaías 9:15
Estrelas Mensageiros Apocalipse 12:4 (Anjos) / Daniel 12:3 (Pregadores)


Abraço!

Para Entender o Apocalipse

Como você já pode ter visto no meu perfil, sou futurista (acredito que a maior parte do livro do Apocalipse ainda esta para se cumprir), pré-tribulacionista e pré-milenista (acredito que Cristo virá em duas fases, uma fase invisivel, somente para arrebatar a igreja, antes da Grande Tribulção; e uma fase visivel, no fim da tribulação, juntamente com a Igreja, para libertar Israel na guerra do Armagedom e implantar na terra o Reino Milenial de paz).

Baseado nestas minhas convicções resolvi dividir o livro do Apocalipse em uma forma que vocês possam compreender melhor como tudo irá ocorrer aqui na terra depois que a Igreja de Cristo for Arrebatada.

Definindo Termos

Segundo a doutrina dispensacionalista, após o arrebatamento da Igreja terá inicio aqui na terra o que chamamos de A Grande Tribulção. A Grande Tribulação é um período de 7 anos e esta está dividida em dois períodos de 3,5 anos (três anos e meio). Após a grande tribulação ocorrerá a Última Guerra Mundial, o conhecido Armagedom. Findando o Armagedom, com a vinda de Cristo em Glória e o Juizo das Nações, tem início o Milênio, e a seguir deste da-se o Juizo Final e entraremos no Eterno e Perfeito Estado.

A Divisão do Apocalipse

Sendo assim, o Apocalipse estaria dividio na seguinte forma:

  • Apocalipse 1 - 3: A história da igreja aqui na terra. Estamos vivendo no período de Filadélfia e Laodicéia
  • Apocalipse 4 - 5: Arrebamento
  • Apocalipse 6 - 12: Primeiros 3,5 anos da Grande Tribulação
  • Apocalipse 13 - 19.10: Segundo e último período de 3,5 anos da Grande Tribulação
  • Apocalipse 19.11-21: Juizo das Nações
  • Apocalipse 20.1-10: Prisão de Satanás, início e fim do Milênio
  • Apocalipse 20.11-15: Juizo Final
  • Apocalipse 21-22: Eternidade :D

Não sejamos dogmáticos e inflexíveis quanto a esta divisão. Isso tudo é em linhas gerais, somente para uma melhor compreensão do Apocalipse.

Espero que seja útil para vocês ;)

Abraço a todos!

Dispensações

Quando digo que sou "dispensacionalista", o que pretendo dizer com isso?

Para entender a ideia, necessário é saber o que significa o termo "dispensação".

Dispensação

A palavra "dispensação" deriva de um termo latino que significa  "administração" ou "gerência", e represanta, segundo a Teologia, um período de tempo em que Deus "administra" a humanidade.
Existem sete dispensações, em cada uma Deus lida com o homem de uma forma diferente, revelando a sua vontade progressivamente. Em cada dispensação são impostas por Deus direitos e deveres para a humanidade; Infelizmente a humanidade não tem se saido muito bem no cumprimento de seus deveres :/

As Sete Eras de Deus

Para entender melhor como estas dispensações estão organizadas, veja a seguir:
  1. Dispensação da Inocência Gênesis 1-3
  2. Dispensação da Consciência Gênesis 3-8
  3. Dispensação do Governo Humano Gênesis 9-11
  4. Dispensação Patriarcal Gênesis 12 a Êxodo 19
  5. Dispensação da Lei Êxodo 20 a Atos 1
  6. Dispensação da Graça Atos 2 a Apocalipse 20
  7. Dispensação Milenial Apocalipse 20:4-6
Após as 7 dispensações vem o que chamamos de ETERNIDADE, ou Eterno e Perfeito Estado :D

Estamos vivendo na sexta dispensação, na Dispensação da Graça!

A Importância do Estudo das Dispensações

Entender o que são dispensações é de fundamental importância para não cair em erros doutrinários. Martinho Lutero uma vez disse "Entende-se as dispensações e as escrituras se harmonizam". E nisto concordo plenamente com Lutero (tem várias coisas que não concordo com ele, mas neste ponto ele falou bonito rs).

Olhando para as dispensações passamos a entender como Deus desenvolveu/desenvolve o plano de Salvação. Com fases muito bem distintas e com características próprias.

Já vi muita teologia sem sentido por exatamente ignorar essas Sete Eras de Deus. A exemplo disso posso citar as Testemunhas de Jeová. Você já leu alguma coisa sobre a doutrina deles? Realmente é algo desconexo. Pegam um versículo, tiram do seu contexto, e saem por ai alegando as maiores baboseiras possíveis.

Eu realmente não entendo como o chifre pequeno de Daniel 7, o chifre que cresce no bode em Daniel 8, a Prostituta Babilônia de Apocalipse 17 e a Besta que sobe do mar em Apocalipse 13 podem ser o mesmo personagem: o papa e o vaticano. Parece que tudo pra eles eh o Papa ou o Vaticano.

Vamos ser realistas, né? O mundo não parou na idade média. Acredito que o papado terá seu papel no plano profético, assim como em grande parte já teve, mas nem tudo esta relacionado com eles. Apocalipse 17 deixa bem claro isso.

Sabe porque eles confundem tudo? Por que ignoram as dispensações e rejeitam Israel totalmente! Esquecem o que diz em Romanos 11.11. Aliás, não só ignoram este versículo como toda a carta de Paulo aos Romanos :/

Quando você passar a ignorar o papel de Israel no plano de salvação e passar a achar que a nação judaica nunca mais vai ser uma benção para o mundo, você esta correndo grande risco de espiritualizar as escrituras e começar a torcer tudo!

Mas este post é sobre Dispensações ou sobre Israel? rs

É sobre dispensações. Israel fica para um proximo post :D

Um abraço a todos!

Nota Fiscal Eletrônica, nem as empresas escapam!





Você já ouviu falar de Nota Fiscal Eletrônica, a conhecida NF-e?

Não? Então eu explico.

NF-e é um sistemas implementado entras as Secretarias da Fazenda Estaduais e a Receita Federal para controlar de uma forma mais prática todas as operações de compra e venda entre pessoa jurídicas. A NF-e elimina a necessidade de papel e passa a existir de uma forma totalmente digital, sendo sua autenticidade garantida pelo processo conhecido como Assinatura Digital.

A NF-e é realmente algo fantástico. A sonegação e desvios passa a ser seriamente afetada por isso, de forma que será praticamente impossível sonegar impostos com a utilização deste sistema.

Como Funciona?

Basicamente é o seguinte. Suponhamos que sua empresa, chamada de empresa A, esta vendendo produtos para a Empresa X. Ao gerar a Nota Fiscal, ao invés de imprimir varias vias, ficar com uma nota, enviar outra e mandar para a contabilidade mais uma via, você simplesmente a digitalizará em formato XML (uma linguagem de marcação amplamente utilizada no mundo para transferência de dados) e a enviará, pela Internet, ao SEFAZ do seu estado; o SEFAZ, por sua vez, verifica a autenticidade e integridade da mesma, se tudo estiver OK é enviado uma confirmação para vocês (para o seu sistema) e os dados são transmitidos pelo SEFAZ à Receita Federal. Com a confirmação, você imprime o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) para enviar à Empresa X e manda carregar o caminhão.

Você viu o que aconteceu? As mercadorias nem mesmo sairam do seu estoque e a Receita Federal já sabe o que você vendeu, a quantidade de produtos vendidos, valores, impostos e afins. Você não tem como escapar do Fisco assim ;D

Certificado Digital

Mas como o Sefaz (Secretaria da Fazenda) vai saber que a Nota Fiscal foi mesmo enviada por minha empresa?

Simples. Para isso é utilizado o sistema de Assinatura Digital.

Funciona assim: ao optar por emitir Notas Fiscais eletrônicas sua empresa necessitará adiquir um Certificado Digital. Este certificado nada mais é do que um arquivo (formato A1) ou um Cartão (formato A3) que ficará instalado/conectado ao servidor de sua empresa. Este certificado contém dados como CNPJ e outros tipos de dados que o identificam junto à Receita, bem como as chaves criptográficas para seu sistema gerar um arquivo codificado da sua Nota Fiscal e enviar ao Sefaz.

Ao adiquir este certificado junto a alguma Autoridade Certificadora credenciada pelo ICP-Brasil você entrará em contato com a Secretaria da Fazenda e pedirá para registrar sua empresa como emissora de Nf-e. Dessa forma o SEFAZ do seu estado possuirá a contra senha para decodificar a NFe que você enviar para eles.

Assim, seu sistema digitaliza sua Nota Fiscal em formato XML, assina digitalmente usando sua chave criptografica gerando um arquivo codificado e envia ao SEFAZ. Logo o SEFAZ recebe sua nota, decodifica o arquivo recebido usando a contra senha do seu registro, extrai os dados do arquivo XML e valida a Nota, retornando sucesso ou erro.

Interessante, não é mesmo?

A Nota Fiscal Eletrônica chegou para ficar, é uma tecnologia podereso para o controle do Fisco.

Mas, como podemos ver, este é mais um passo rumo ao Controle Total.

Pessoas físicas já podem ser controladas pelo CPF Virtual e com o RIC. Agora nem mesmo as empresas escapam. Utilizando-se de Cupons Fiscais para comercialização com pessoas físicas e NF-e para negócios com pessoa Jurídicas, as empresas são quase que completamente vigiadas, controladas, pelo Estado.

Algum mal nisso?

Nao.

Porém, novamente digo: atende para a Virtualização! Pense no que esta sendo montado por "baixo dos panos". Imagine a mega rede de controle que esta sendo montada em nosso pais (se no Brasil já esta assim, imagine nos EUA, Japão e Europa). Tudo isso por enquanto não nos acarreta problema algum, mas imagina toda essa tecnolgia nas mãos de um ditador. De um lider que não respeita a privacidade do cidadão e que procura e elemina qualquer um que se opor a ele? Imagine isso nas mãos do Anticristo!

O fim vêm, o fim vêm!

Só podemos dizer: "Ora vêm Senhor Jesus!" :D

Abraço a todos!

CPF Virtual... hmmm, sei! ;)

O cartão de Cadastro de Pessoas Físicas, nosso amigo CPF, passou agora a ser vitual!

Virtual? Sim, de agora em diante não será mais necessário carregar com você aquele cartãozinho de plástico azul com uma tarja magnética no verso (aliás, você já usou aquela tarja pra alguma coisa? Alguma porta já se abriu ao passar ele por alguma leitora óptica ou algo assim? rs). O CPF passa a existir virtualmente, ou seja, de uma forma totalmente digital, armazenado nos computadores e bancos de dados da Receita Federal, sendo que será apenas necessário termos o número referente a ele.

Hoje podemos adiquirar nosso CPF virtual pela internet, e o usuário recebe um número na hora. Antigamente (e quando digo "antigamente" me refiro ao ano passado) era necessário esperar de 30 a 40 dias até receber o documento em casa.

A autenticidade deste documento pode ser verificada, tanto pela pessoa quanto pela entidade que exige a apresentação do CPF, no site da Receita, o que elimina assim a possibilidade de fraudes

O algoritimo, formula matemática que gera um número de CPF, é bem simples; se você sabe a tabuada do nove e tem habilidade pra multiplicar e somar pode facilmente criar um número de CPF que seria reconhecido por qualquer computador. Porém, agora como a autenticidade pode ser verificada na hora, já não seria assim tão fácil de fazer um cadastro em algum estabelecimento.

Além do CPF outros documentos também estão passando pela experiência da "virtualização". A exemplo disto temos a Carteira de Identidade, o RG, que a partir de 30/12/2010 vai passar a ser chamado de RIC (Registro de Identidade Civil), e, pra variar, só precisaremos de UM NÚMERO para referenciá-lo. ;)

Com o RIC cada cidadão do pais passa a ser reconhecido nacionalmente por um único número.

Esta nova identidade é um cartão magnético que contém o registro das digitais do cidadão, bem como um chip eletrônico que inclui nome, sexo, data de nascimento, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local e data de expedição. Há quem diga que neste cartão estarão também registrados dados mais pessoais, como altura, cor dos olhos, tipo sanguíneo, etc.


RIC - Frente


RIC - Verso


A migração para o RIC tem sido feita gradualmente. Neste momento o projeto piloto tem sido testado em sete cidades brasileiras.

O Futuro Império Mundial

Segundo a profecia bíblica, no fim dos tempos surgirá um grande e poderoso império mundial, liderado pelo maior lider político que o mundo jáh conheceu: o Anticristo.

O império do Anticristo, segundo Apocalipse 13, tem uma característica muito forte: é altamente invasivo! Controle total!

É relatado em Apocalipse 13 que o Anticristo utilizará dois sistemas de controle: A Imagem da Besta e A Marca da Besta.

Sobre a Imagem da Besta falaremos em outro post.

A Marca da Besta tem gerado muita especulação. E talvez este seja o tema mais controverso da Bíblia. Existe muitas teorias sobre o assunto, e parece que a humanidade toda tem sido reprovada no teste de João: "Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis" (Apocalipse 13.18)

Chip por toda a parte

Muitas tecnologias já foram apontadas pela igreja como a futura marca da Besta. Códigos de Barras e Bio-Chips são os mais atuais.

A questão do uso de Chip passa a ser até mesmo engraçada. Existem pessoas que mistificam tanto essa tecnologia que dão ao chip de computador um poder quase sobrenatural. "Ah, se você for marcado com um chip o Anticristo pode fazer isso, aquilo, e aquilo também, blá, blá, blá". Mas eu te digo meu amigo, não é bem assim não. Não devemos dar à tecnologia um poder maior do que ela possui.

Celulares, cartões de crédito, carros, marcação de gado, e até o atual CPF possuem chips instalados, mas eles são só a ponta do iceberg, por si só não podem fazer nada, simplesmente armazenam códigos que referenciam dados, e estão dados devem estar armazenadas em um sistema remoto, um computador que possa ser acessado pela Internet.

Não devemos perder nosso tempo olhando só pra uma faceta do que esta acontecendo hoje.

A palavra chave é Virtualização

O que mais me impressiona em toda essa histórica de CPF virtual e RIC é o poderosa rede de computadores que está sendo montada para dar suporte a estes sistemas. Banco de dados gigantescos capazes de armazenar dados detalhados sobre a vida de cada cidadão do pais. Ai está o chave da questão.

Não importa se a Marca da Besta será um chip implantado na mão, uma tatuagem a laser ou o Código de Barras (este não tem como ser mesmo, falarei sobre Código de Barras em outro post, aguardem), nada disso faria sentido se não houvesse um lugar para centralizar as informações de cada usuário.

Devemos fixar nossa atenção para a Digitalização e Virtualização de departamentos públicos Estaduais e Federais. Hoje se você desejar saber como anda um processo que seu advogado tenha encaminhado, basta acessar o site da justiça, setar o número do processo e pronto, você terá todos os dados. Se, por outro lado, deseja saber qualtas multas você levou no trânsito sem se dar conta, acesse o site do Detran. Vai fechar um contrato com uma empresa mas não sabe como esta a situação fiscal da mesma? Acesse o site da receita. Emitiu uma Nota Fiscal? Consulte o site da Secretaria da Fazenda do seu estado (a Nota Fiscal eletrônica será o tema de um proximo post). Enfim, a estrutura aqui no Brasil já esta praticamente pronta pra ser implantado um sistema de controle total. E o cenário tende a ficar ainda mais assustador quando ouvimos falar de CPF virtual e RIC.

O que devemos fazer?

Sou contra tudo isso? De forma alguma.

A tecnologia esta ai pra nos ajudar. Porém não devemos nos deixar enganar, temos que ter em mente que tudo isso convergirá em um sistema de controle mundial, liderado pelo Anticristo.

Mas nao devemos ser assustados também e achar que não podemos ter um CPF Virtual ou coisa assim, não! Tudo isso, toda essa tecnologia, só serão utilizados pela Besta após o arrebatamento.

Enfim, o cenário está sendo configurado, o palco esta montado, só resta os atores entrarem em cena. E acredite, não falta muito pra isso acontecer.

Um abraço a todos!