Titulo

"Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JAH" (Salmos 68.4)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Alguns Símbolos Proféticos

O Apocalipse, bem como as profecias em geral, são mensagens carregadas de simbolismos que, em uma primeira leitura, parecem não fazer sentido algum.

Para alguém que tenta entender o Apocalipse somente lendo o próprio livro, compreendê-lo é praticamente impossível.

As coisas só passam a fazer sentido quando se olha para a Bíblia como um todo. Mais do que nunca aqui se cumpre o dito "A Bíblia interpreta a Bíblia".

Pra ajudar quem esta começando, registrei aqui uma pequena tabela de símbolos proféticos, utilizada pela maioria dos cristãos.

Espero que lhe seja útil :D

Símbolo Significado Referência Bíblica
Animal Rei ou Reino Daniel 7:17 e 23
Água Povos Apocalipse 17:15
Ventos Guerras Jeremias 51:1-5
Chifres Poder, Rei ou Reino Apocalipse 17:2 / Daniel 8:21-22; 7:24
Tempos Anos Daniel 11:13
Dragão Diabo Apocalipse 12:9
Cordeiro Jesus Cristo João 1:29
Cauda Falso Profeta Isaías 9:15
Estrelas Mensageiros Apocalipse 12:4 (Anjos) / Daniel 12:3 (Pregadores)


Abraço!

Para Entender o Apocalipse

Como você já pode ter visto no meu perfil, sou futurista (acredito que a maior parte do livro do Apocalipse ainda esta para se cumprir), pré-tribulacionista e pré-milenista (acredito que Cristo virá em duas fases, uma fase invisivel, somente para arrebatar a igreja, antes da Grande Tribulção; e uma fase visivel, no fim da tribulação, juntamente com a Igreja, para libertar Israel na guerra do Armagedom e implantar na terra o Reino Milenial de paz).

Baseado nestas minhas convicções resolvi dividir o livro do Apocalipse em uma forma que vocês possam compreender melhor como tudo irá ocorrer aqui na terra depois que a Igreja de Cristo for Arrebatada.

Definindo Termos

Segundo a doutrina dispensacionalista, após o arrebatamento da Igreja terá inicio aqui na terra o que chamamos de A Grande Tribulção. A Grande Tribulação é um período de 7 anos e esta está dividida em dois períodos de 3,5 anos (três anos e meio). Após a grande tribulação ocorrerá a Última Guerra Mundial, o conhecido Armagedom. Findando o Armagedom, com a vinda de Cristo em Glória e o Juizo das Nações, tem início o Milênio, e a seguir deste da-se o Juizo Final e entraremos no Eterno e Perfeito Estado.

A Divisão do Apocalipse

Sendo assim, o Apocalipse estaria dividio na seguinte forma:

  • Apocalipse 1 - 3: A história da igreja aqui na terra. Estamos vivendo no período de Filadélfia e Laodicéia
  • Apocalipse 4 - 5: Arrebamento
  • Apocalipse 6 - 12: Primeiros 3,5 anos da Grande Tribulação
  • Apocalipse 13 - 19.10: Segundo e último período de 3,5 anos da Grande Tribulação
  • Apocalipse 19.11-21: Juizo das Nações
  • Apocalipse 20.1-10: Prisão de Satanás, início e fim do Milênio
  • Apocalipse 20.11-15: Juizo Final
  • Apocalipse 21-22: Eternidade :D

Não sejamos dogmáticos e inflexíveis quanto a esta divisão. Isso tudo é em linhas gerais, somente para uma melhor compreensão do Apocalipse.

Espero que seja útil para vocês ;)

Abraço a todos!

Dispensações

Quando digo que sou "dispensacionalista", o que pretendo dizer com isso?

Para entender a ideia, necessário é saber o que significa o termo "dispensação".

Dispensação

A palavra "dispensação" deriva de um termo latino que significa  "administração" ou "gerência", e represanta, segundo a Teologia, um período de tempo em que Deus "administra" a humanidade.
Existem sete dispensações, em cada uma Deus lida com o homem de uma forma diferente, revelando a sua vontade progressivamente. Em cada dispensação são impostas por Deus direitos e deveres para a humanidade; Infelizmente a humanidade não tem se saido muito bem no cumprimento de seus deveres :/

As Sete Eras de Deus

Para entender melhor como estas dispensações estão organizadas, veja a seguir:
  1. Dispensação da Inocência Gênesis 1-3
  2. Dispensação da Consciência Gênesis 3-8
  3. Dispensação do Governo Humano Gênesis 9-11
  4. Dispensação Patriarcal Gênesis 12 a Êxodo 19
  5. Dispensação da Lei Êxodo 20 a Atos 1
  6. Dispensação da Graça Atos 2 a Apocalipse 20
  7. Dispensação Milenial Apocalipse 20:4-6
Após as 7 dispensações vem o que chamamos de ETERNIDADE, ou Eterno e Perfeito Estado :D

Estamos vivendo na sexta dispensação, na Dispensação da Graça!

A Importância do Estudo das Dispensações

Entender o que são dispensações é de fundamental importância para não cair em erros doutrinários. Martinho Lutero uma vez disse "Entende-se as dispensações e as escrituras se harmonizam". E nisto concordo plenamente com Lutero (tem várias coisas que não concordo com ele, mas neste ponto ele falou bonito rs).

Olhando para as dispensações passamos a entender como Deus desenvolveu/desenvolve o plano de Salvação. Com fases muito bem distintas e com características próprias.

Já vi muita teologia sem sentido por exatamente ignorar essas Sete Eras de Deus. A exemplo disso posso citar as Testemunhas de Jeová. Você já leu alguma coisa sobre a doutrina deles? Realmente é algo desconexo. Pegam um versículo, tiram do seu contexto, e saem por ai alegando as maiores baboseiras possíveis.

Eu realmente não entendo como o chifre pequeno de Daniel 7, o chifre que cresce no bode em Daniel 8, a Prostituta Babilônia de Apocalipse 17 e a Besta que sobe do mar em Apocalipse 13 podem ser o mesmo personagem: o papa e o vaticano. Parece que tudo pra eles eh o Papa ou o Vaticano.

Vamos ser realistas, né? O mundo não parou na idade média. Acredito que o papado terá seu papel no plano profético, assim como em grande parte já teve, mas nem tudo esta relacionado com eles. Apocalipse 17 deixa bem claro isso.

Sabe porque eles confundem tudo? Por que ignoram as dispensações e rejeitam Israel totalmente! Esquecem o que diz em Romanos 11.11. Aliás, não só ignoram este versículo como toda a carta de Paulo aos Romanos :/

Quando você passar a ignorar o papel de Israel no plano de salvação e passar a achar que a nação judaica nunca mais vai ser uma benção para o mundo, você esta correndo grande risco de espiritualizar as escrituras e começar a torcer tudo!

Mas este post é sobre Dispensações ou sobre Israel? rs

É sobre dispensações. Israel fica para um proximo post :D

Um abraço a todos!

Nota Fiscal Eletrônica, nem as empresas escapam!





Você já ouviu falar de Nota Fiscal Eletrônica, a conhecida NF-e?

Não? Então eu explico.

NF-e é um sistemas implementado entras as Secretarias da Fazenda Estaduais e a Receita Federal para controlar de uma forma mais prática todas as operações de compra e venda entre pessoa jurídicas. A NF-e elimina a necessidade de papel e passa a existir de uma forma totalmente digital, sendo sua autenticidade garantida pelo processo conhecido como Assinatura Digital.

A NF-e é realmente algo fantástico. A sonegação e desvios passa a ser seriamente afetada por isso, de forma que será praticamente impossível sonegar impostos com a utilização deste sistema.

Como Funciona?

Basicamente é o seguinte. Suponhamos que sua empresa, chamada de empresa A, esta vendendo produtos para a Empresa X. Ao gerar a Nota Fiscal, ao invés de imprimir varias vias, ficar com uma nota, enviar outra e mandar para a contabilidade mais uma via, você simplesmente a digitalizará em formato XML (uma linguagem de marcação amplamente utilizada no mundo para transferência de dados) e a enviará, pela Internet, ao SEFAZ do seu estado; o SEFAZ, por sua vez, verifica a autenticidade e integridade da mesma, se tudo estiver OK é enviado uma confirmação para vocês (para o seu sistema) e os dados são transmitidos pelo SEFAZ à Receita Federal. Com a confirmação, você imprime o DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) para enviar à Empresa X e manda carregar o caminhão.

Você viu o que aconteceu? As mercadorias nem mesmo sairam do seu estoque e a Receita Federal já sabe o que você vendeu, a quantidade de produtos vendidos, valores, impostos e afins. Você não tem como escapar do Fisco assim ;D

Certificado Digital

Mas como o Sefaz (Secretaria da Fazenda) vai saber que a Nota Fiscal foi mesmo enviada por minha empresa?

Simples. Para isso é utilizado o sistema de Assinatura Digital.

Funciona assim: ao optar por emitir Notas Fiscais eletrônicas sua empresa necessitará adiquir um Certificado Digital. Este certificado nada mais é do que um arquivo (formato A1) ou um Cartão (formato A3) que ficará instalado/conectado ao servidor de sua empresa. Este certificado contém dados como CNPJ e outros tipos de dados que o identificam junto à Receita, bem como as chaves criptográficas para seu sistema gerar um arquivo codificado da sua Nota Fiscal e enviar ao Sefaz.

Ao adiquir este certificado junto a alguma Autoridade Certificadora credenciada pelo ICP-Brasil você entrará em contato com a Secretaria da Fazenda e pedirá para registrar sua empresa como emissora de Nf-e. Dessa forma o SEFAZ do seu estado possuirá a contra senha para decodificar a NFe que você enviar para eles.

Assim, seu sistema digitaliza sua Nota Fiscal em formato XML, assina digitalmente usando sua chave criptografica gerando um arquivo codificado e envia ao SEFAZ. Logo o SEFAZ recebe sua nota, decodifica o arquivo recebido usando a contra senha do seu registro, extrai os dados do arquivo XML e valida a Nota, retornando sucesso ou erro.

Interessante, não é mesmo?

A Nota Fiscal Eletrônica chegou para ficar, é uma tecnologia podereso para o controle do Fisco.

Mas, como podemos ver, este é mais um passo rumo ao Controle Total.

Pessoas físicas já podem ser controladas pelo CPF Virtual e com o RIC. Agora nem mesmo as empresas escapam. Utilizando-se de Cupons Fiscais para comercialização com pessoas físicas e NF-e para negócios com pessoa Jurídicas, as empresas são quase que completamente vigiadas, controladas, pelo Estado.

Algum mal nisso?

Nao.

Porém, novamente digo: atende para a Virtualização! Pense no que esta sendo montado por "baixo dos panos". Imagine a mega rede de controle que esta sendo montada em nosso pais (se no Brasil já esta assim, imagine nos EUA, Japão e Europa). Tudo isso por enquanto não nos acarreta problema algum, mas imagina toda essa tecnolgia nas mãos de um ditador. De um lider que não respeita a privacidade do cidadão e que procura e elemina qualquer um que se opor a ele? Imagine isso nas mãos do Anticristo!

O fim vêm, o fim vêm!

Só podemos dizer: "Ora vêm Senhor Jesus!" :D

Abraço a todos!

CPF Virtual... hmmm, sei! ;)

O cartão de Cadastro de Pessoas Físicas, nosso amigo CPF, passou agora a ser vitual!

Virtual? Sim, de agora em diante não será mais necessário carregar com você aquele cartãozinho de plástico azul com uma tarja magnética no verso (aliás, você já usou aquela tarja pra alguma coisa? Alguma porta já se abriu ao passar ele por alguma leitora óptica ou algo assim? rs). O CPF passa a existir virtualmente, ou seja, de uma forma totalmente digital, armazenado nos computadores e bancos de dados da Receita Federal, sendo que será apenas necessário termos o número referente a ele.

Hoje podemos adiquirar nosso CPF virtual pela internet, e o usuário recebe um número na hora. Antigamente (e quando digo "antigamente" me refiro ao ano passado) era necessário esperar de 30 a 40 dias até receber o documento em casa.

A autenticidade deste documento pode ser verificada, tanto pela pessoa quanto pela entidade que exige a apresentação do CPF, no site da Receita, o que elimina assim a possibilidade de fraudes

O algoritimo, formula matemática que gera um número de CPF, é bem simples; se você sabe a tabuada do nove e tem habilidade pra multiplicar e somar pode facilmente criar um número de CPF que seria reconhecido por qualquer computador. Porém, agora como a autenticidade pode ser verificada na hora, já não seria assim tão fácil de fazer um cadastro em algum estabelecimento.

Além do CPF outros documentos também estão passando pela experiência da "virtualização". A exemplo disto temos a Carteira de Identidade, o RG, que a partir de 30/12/2010 vai passar a ser chamado de RIC (Registro de Identidade Civil), e, pra variar, só precisaremos de UM NÚMERO para referenciá-lo. ;)

Com o RIC cada cidadão do pais passa a ser reconhecido nacionalmente por um único número.

Esta nova identidade é um cartão magnético que contém o registro das digitais do cidadão, bem como um chip eletrônico que inclui nome, sexo, data de nascimento, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local e data de expedição. Há quem diga que neste cartão estarão também registrados dados mais pessoais, como altura, cor dos olhos, tipo sanguíneo, etc.


RIC - Frente


RIC - Verso


A migração para o RIC tem sido feita gradualmente. Neste momento o projeto piloto tem sido testado em sete cidades brasileiras.

O Futuro Império Mundial

Segundo a profecia bíblica, no fim dos tempos surgirá um grande e poderoso império mundial, liderado pelo maior lider político que o mundo jáh conheceu: o Anticristo.

O império do Anticristo, segundo Apocalipse 13, tem uma característica muito forte: é altamente invasivo! Controle total!

É relatado em Apocalipse 13 que o Anticristo utilizará dois sistemas de controle: A Imagem da Besta e A Marca da Besta.

Sobre a Imagem da Besta falaremos em outro post.

A Marca da Besta tem gerado muita especulação. E talvez este seja o tema mais controverso da Bíblia. Existe muitas teorias sobre o assunto, e parece que a humanidade toda tem sido reprovada no teste de João: "Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis" (Apocalipse 13.18)

Chip por toda a parte

Muitas tecnologias já foram apontadas pela igreja como a futura marca da Besta. Códigos de Barras e Bio-Chips são os mais atuais.

A questão do uso de Chip passa a ser até mesmo engraçada. Existem pessoas que mistificam tanto essa tecnologia que dão ao chip de computador um poder quase sobrenatural. "Ah, se você for marcado com um chip o Anticristo pode fazer isso, aquilo, e aquilo também, blá, blá, blá". Mas eu te digo meu amigo, não é bem assim não. Não devemos dar à tecnologia um poder maior do que ela possui.

Celulares, cartões de crédito, carros, marcação de gado, e até o atual CPF possuem chips instalados, mas eles são só a ponta do iceberg, por si só não podem fazer nada, simplesmente armazenam códigos que referenciam dados, e estão dados devem estar armazenadas em um sistema remoto, um computador que possa ser acessado pela Internet.

Não devemos perder nosso tempo olhando só pra uma faceta do que esta acontecendo hoje.

A palavra chave é Virtualização

O que mais me impressiona em toda essa histórica de CPF virtual e RIC é o poderosa rede de computadores que está sendo montada para dar suporte a estes sistemas. Banco de dados gigantescos capazes de armazenar dados detalhados sobre a vida de cada cidadão do pais. Ai está o chave da questão.

Não importa se a Marca da Besta será um chip implantado na mão, uma tatuagem a laser ou o Código de Barras (este não tem como ser mesmo, falarei sobre Código de Barras em outro post, aguardem), nada disso faria sentido se não houvesse um lugar para centralizar as informações de cada usuário.

Devemos fixar nossa atenção para a Digitalização e Virtualização de departamentos públicos Estaduais e Federais. Hoje se você desejar saber como anda um processo que seu advogado tenha encaminhado, basta acessar o site da justiça, setar o número do processo e pronto, você terá todos os dados. Se, por outro lado, deseja saber qualtas multas você levou no trânsito sem se dar conta, acesse o site do Detran. Vai fechar um contrato com uma empresa mas não sabe como esta a situação fiscal da mesma? Acesse o site da receita. Emitiu uma Nota Fiscal? Consulte o site da Secretaria da Fazenda do seu estado (a Nota Fiscal eletrônica será o tema de um proximo post). Enfim, a estrutura aqui no Brasil já esta praticamente pronta pra ser implantado um sistema de controle total. E o cenário tende a ficar ainda mais assustador quando ouvimos falar de CPF virtual e RIC.

O que devemos fazer?

Sou contra tudo isso? De forma alguma.

A tecnologia esta ai pra nos ajudar. Porém não devemos nos deixar enganar, temos que ter em mente que tudo isso convergirá em um sistema de controle mundial, liderado pelo Anticristo.

Mas nao devemos ser assustados também e achar que não podemos ter um CPF Virtual ou coisa assim, não! Tudo isso, toda essa tecnologia, só serão utilizados pela Besta após o arrebatamento.

Enfim, o cenário está sendo configurado, o palco esta montado, só resta os atores entrarem em cena. E acredite, não falta muito pra isso acontecer.

Um abraço a todos!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

2011 chegou... contagem regressiva, JAH!

2011 chegou!

Muitos ficam se perguntando nessa hora "e dai?"

Alguns, por outro lado, vibram com a espectativa de um ano novinho pela frente e demonstram uma alegria descontrolada ao pronunciar as palavrinhas mágicas "Ano Novo, vida nova!"

Porém, ao ligarmos a TV em uma tarde de domingo, ou a assistirmos nas terças-feiras à noite, percebe-se que pouca coisa mudou ;)

Violência, mortes e futilidades em geral continuam em um rítimo gradativamente mais desenfreado, infelizmente.

Na política então não dá nem pra pensar. Deputados estaduais ganhando um aumento de 70% no salário, vereadores enciumados alegando um aumento de 60% e motoristas de ônibus tendo que contentar-se com seu super acréscimo de 1% e os professores com seus 10%.

É, ano novo, vida nova :D

Mas existe uma esperança, como se diz por ai "nem tudo está perdido"!

Se mais um ano chegou, quer dizer que mais um ano ficou para trás, e que a medida que o tempo vai passando, mais próximo estamos da volta de Cristo!

"Volta de Cristo? Você acredita nisso?" Com certeza, acredito! Somente Ele é a solução para este mundo perdido, somente nEle podemos depositar toda a nossa confiança e esperança.

Como podemos observar, não podemos confiar na sociedade, esta vai de mal a pior e o amor pelo próximo e respeito aos vizinhos já não existe muito por ai, no prefeito ou no presidente também é complicado depositar nossa confiança, ainda mais quando eles tomam partido com terroristas e ficam a favor dos palestinos na sua luta desenfreada pela a extinção de Israel. Confiar em você mesmo? Também não é uma boa estratégia, como está escrito: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9) e "Porque, do coração, procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias." (Mateus 15.19).

Então, o que fazer?

O salmista responde:

"NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que obram a iniquidade.
Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura.
Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Salmos 73.1-5)

Esperança somente em Jesus Cristo!!!

Feliz Ano Novo para todos! ;)