Titulo

"Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JAH" (Salmos 68.4)

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dispensações

Quando digo que sou "dispensacionalista", o que pretendo dizer com isso?

Para entender a ideia, necessário é saber o que significa o termo "dispensação".

Dispensação

A palavra "dispensação" deriva de um termo latino que significa  "administração" ou "gerência", e represanta, segundo a Teologia, um período de tempo em que Deus "administra" a humanidade.
Existem sete dispensações, em cada uma Deus lida com o homem de uma forma diferente, revelando a sua vontade progressivamente. Em cada dispensação são impostas por Deus direitos e deveres para a humanidade; Infelizmente a humanidade não tem se saido muito bem no cumprimento de seus deveres :/

As Sete Eras de Deus

Para entender melhor como estas dispensações estão organizadas, veja a seguir:
  1. Dispensação da Inocência Gênesis 1-3
  2. Dispensação da Consciência Gênesis 3-8
  3. Dispensação do Governo Humano Gênesis 9-11
  4. Dispensação Patriarcal Gênesis 12 a Êxodo 19
  5. Dispensação da Lei Êxodo 20 a Atos 1
  6. Dispensação da Graça Atos 2 a Apocalipse 20
  7. Dispensação Milenial Apocalipse 20:4-6
Após as 7 dispensações vem o que chamamos de ETERNIDADE, ou Eterno e Perfeito Estado :D

Estamos vivendo na sexta dispensação, na Dispensação da Graça!

A Importância do Estudo das Dispensações

Entender o que são dispensações é de fundamental importância para não cair em erros doutrinários. Martinho Lutero uma vez disse "Entende-se as dispensações e as escrituras se harmonizam". E nisto concordo plenamente com Lutero (tem várias coisas que não concordo com ele, mas neste ponto ele falou bonito rs).

Olhando para as dispensações passamos a entender como Deus desenvolveu/desenvolve o plano de Salvação. Com fases muito bem distintas e com características próprias.

Já vi muita teologia sem sentido por exatamente ignorar essas Sete Eras de Deus. A exemplo disso posso citar as Testemunhas de Jeová. Você já leu alguma coisa sobre a doutrina deles? Realmente é algo desconexo. Pegam um versículo, tiram do seu contexto, e saem por ai alegando as maiores baboseiras possíveis.

Eu realmente não entendo como o chifre pequeno de Daniel 7, o chifre que cresce no bode em Daniel 8, a Prostituta Babilônia de Apocalipse 17 e a Besta que sobe do mar em Apocalipse 13 podem ser o mesmo personagem: o papa e o vaticano. Parece que tudo pra eles eh o Papa ou o Vaticano.

Vamos ser realistas, né? O mundo não parou na idade média. Acredito que o papado terá seu papel no plano profético, assim como em grande parte já teve, mas nem tudo esta relacionado com eles. Apocalipse 17 deixa bem claro isso.

Sabe porque eles confundem tudo? Por que ignoram as dispensações e rejeitam Israel totalmente! Esquecem o que diz em Romanos 11.11. Aliás, não só ignoram este versículo como toda a carta de Paulo aos Romanos :/

Quando você passar a ignorar o papel de Israel no plano de salvação e passar a achar que a nação judaica nunca mais vai ser uma benção para o mundo, você esta correndo grande risco de espiritualizar as escrituras e começar a torcer tudo!

Mas este post é sobre Dispensações ou sobre Israel? rs

É sobre dispensações. Israel fica para um proximo post :D

Um abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário