Titulo

"Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é JAH" (Salmos 68.4)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nephilins, os Gigantes de Gênesis


"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.(...) Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama." Gênesis 6.1,2,4 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel

"Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,
viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.(...) Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade." Gênesis 6.1,2,4 - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Quem são os Filhos de Deus?
Há alguns anos atrás, quando li estes versículos pela primeira vez, pensei "incrível, existiam gigantes na terra", porém, como não gosto de "fantasiar" as coisas, pensei "não, isso deve ser uma figura de linguagem", e logo deixei a questão de lado. Mas a mesma ainda ficou pendente, sem uma resposta certa para mim.

Quando passei a estudar as Dispensações bíblicas encontrei uma resposta satisfatória para esta questão: os filhos de Deus seriam a descendência piedosa de Sete e os filhos do homens a descendência ímpia de Caim. Ponto! Essa explicação disse tudo e, durante muito tempo, a aceitei como a resposta final para esta tão controversa passagem Bíblica.

Porém, mesmo aceitando esta resposta, ainda ficou uma questão no ar: por que a miscigenação de duas descendências que nada tinham de diferente entre si, a não ser a "inclinação religiosa" (uns tementes a Deus e outros ateus), gerariam pessoas conhecidas como gigantes, valentes, heróis, pessoas de renome e famosas, enfim... seres "superiores" aos demais? E outra... por que essa nova espécia deixou Deus tão irado contra a humanidade a ponto de a destruir com o dilúvio? Seria somente porquê a descendência piedosa estava se perdendo em meio ao pecado da descendência de Caim? É possível, mas acredito que não seria somente isso.

Existe uma regra na hermenêutica (doutrina da interpretação bíblica) que diz o seguinte "a Bíblia interpreta a Bíblia, então, nada melhor do que a Bíblia para nos responder a pergunta "quem são os Filhos de Deus?". Vejamos alguns versículos onde este termo é encontrado:

Jó 1.6: "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles."

Jó 2.1: "E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR."

Jó 38.4-7: "Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel?Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?" 

Segundo estes versículos, os filhos de Deus são os anjos!

Observe que em Jó 38 os filhos de Deus jubilavam antes da criação do mundo, quando Deus lançava os fundamentos da Terra. Nenhum ser humano foi criado antes que o mundo fosse criado. Esta é uma clara referência aos anjos!

Em algumas versões da Bíblia, como a supra citada, encontramos o termo "Nefilins" ao invés de "gigantes". Nefilim é uma palavra hebraica que significa "desertores", "caídos", "derrubados". Deriva do verbo "nafál" ou "nefal" (cair, queda, derrubar).

Dessa forma, podemos concluir que os Filhos de Deus, podem ser Anjos. E, segundo a tradução do termo "nephilim", seriam filhos de anjos caídos, e que provocariam a queda da raça humana, como a tradução mais exata do termo sugere: "os que fazem os outros cair"

Uma referência que faz toda a diferença
Mesmo diante destes argumentos, afirmar que os filhos de Deus seriam anjos que teriam procriado com mulheres humanas e gerado seres gigantes é algo meio surreal demais. Precisaríamos de uma outra fonte de informação, alguma referência sobre esse tema obscuro, e a Bíblia nos dá essa referência :)
No livro de Judas (escrito por Judas irmão de Jesus, não o Judas Iscariotes), o último livro do Antigo Testamento antes do Apocalipse, lemos o seguinte:

"E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." Judas 6,7 - Almeida Corrigida Revisada Fiel

Na tradução Almeida Revisada Imprensa Bíblica fica mais claro:

"aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia,assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostituído como aqueles anjos, e ido após outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno." 

Sobre o termo "anjos que não guardaram o seu principado", a tradução católica diz o seguinte:

"Os anjos que não tinham guardado a dignidade de sua classe, mas abandonado os seus tronos"

Você percebeu o que Judas está dizendo? Ele declara que alguns anjos não guardaram a sua dignidade, nem sua posição exaltada, e abandonaram sua habitação, o Céu, para se prostituírem com os humanos (outra carne), e, devido a este pecado, foram lançados nas cadeias da escuridão, aguardando o Juízo Final!
Esta declaração de Judas é sem precedentes em todo o Novo Testamento. Judas foi o único a tocar neste assunto tão contraditório, mas devido a ele, foi lançada uma luz pra nossa época.

Mas como Judas tomou conhecimento desse fato? Gênesis não fala em condenação eterna para estes anjos, nem que os mesmos estão reservados para o Juízo Final. Estaria Judas referindo-se a Gênesis 6 ou ele teria conhecimento de algo que hoje desconhecemos?

Não é somente esta declaração inédita que Judas registra eu seu livro, observe o que ele escreve:

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele." Judas 14,15

Judas refere-se aqui a Enoque, e declara que Enoque profetizava a vinda do Senhor com milhares de seus santos. Porém, onde está escrito isso? Em nenhum lugar da Bíblia esta registrada esta pregação de Enoque! Com certeza Judas esta se referindo a algo que era conhecida de sua época, alguma tradição a algum livro, que desconhecemos atualmente. Que livro/escrito seria este? A resposta chegou para nós em 1947!

Manuscritos do Mar Morto e o Livro de Enoque
Em 1947, nas proximidades do Mar Morto, foram encontrados por um beduíno vários manuscritos, livros antigos, escondidos dentro de uma caverna, dentro de vasos de barro.
Este achado abalou a comunidade científica e teológica do mundo todo. Uma vez que lá foram encontrados escritos de mais de 3 séculos antes de Cristo.
Vários livros Bíblicos foram encontrados, até mesmo uma cópia completa de Isaias, que bate fielmente com a versão que temos hoje. Dentre os livros Bíblicos que conhecemos, também foram encontrados apócrifos, e dentre estes apócrifos um muito importante foi achado: o livro de Enoque.
Para nossa surpresa, o livro de Enoque (constituído de 108 capítulos) trás as referências que estávamos procurando, a que Judas se referiu. Veja:

"Eis que Ele vem com dezenas de milhares dos Seus santos para executar julgamento sobre os pecadores e destruir o iníquo, e reprovar toda coisa carnal e toda coisa pecaminosa e mundana que foi feita, e cometida contra Ele." 1 Enoque 2.1

O livro de Judas faz uma clara referência ao livro apócrifo de Enoque. E é sobre este livro que estão baseadas as afirmações de Judas 6,7,14,15

O Livro de Enoque e os Gigantes
O Livro de 1 Enoque (foram encontrados 1,2, e 3 Enoque) é bem extenso, tem 108 capítulos e está dividido nesta forma:
  • 1-36: O Livro dos Vigilantes (ou Sentilenas)
  • 37-71: Livro das Parábolas
  • 72-82: Livro Astronômico
  • 83-90: Livro dos Sonhos
  • 91-108: Espístola de Enoque
A primeira parte de 1 Enoque, O Livro dos Sentinelas, trata exclusivamente de anjos (chamados de Sentinelas ou Vigilantes), que coabitaram com seres humanos gerando uma nova raça, uma nova espécie, seres gigantes e poderosos, e que por fim foram condenados (aprisionados como escreveu Judas) por causa desse pecado!
Podemos ver que Judas faz uma clara referência ao livro de 1 Enoque, e deu crédito ao mesmo, tanto que o citou em sua carta. E, pelo que podemos ver, este livro era bem conhecido na época. A datação paleográfica sobre os escritos de Enoque encontrados em 1947 na caverna 4 de Qumram (foram encontradas 7 copias) data-os entre 200 a.C e o fim do primeiro século da era cristã. Isso não quer dizer que o livro de Enoque foi escrito nessa época, mas que estas cópias datam deste período. Se as cópias remontam ao 2 ou 3 século antes de cristo, os originais devem ser bem mais antigos.
O livro de Enoque não consta na bíblia judaica nem na Septuaginta, porém há registros de que o mesmo consta na Bíblia Etíope, uma das mais antigas Bíblias coptas. Possivelmente foi o rabino Simeon ben Yohai (120?-170?) quem colocou os judeus contra o Livro de Enoque, fazendo com que o mesmo não fosse contado no cânon judaico.

O que diz Enoque sobre os Gigantes?
O livro de Enoque é fantástico e sua primeira parte, do capítulo 1 ao 37, é contada toda a história do envolvimento dos Sentinelas (seres espirituais, anjos) com os seres humanos. Esta história é iniciada no capitulo 7 do referido livro da seguinte maneira:

"E aconteceu depois que os filhos dos homens se multiplicaram naqueles dias, nasceram-lhe filhas, elegantes e belas. E quando os anjos,  os filhos dos céus, viram-nas, enamoraram-se delas, dizendo uns para os outros: Vinde, selecionemos para nós mesmos esposas da progênie dos homens, e geremos filhos." 1 Enoque 7.1-3 

Alguma semelhança com Gênesis 6?

Segundo o livro de Enoque, foram 200 anjos que coabitaram com as mulheres. E estes anjos eram liderados por 20 governantes que tinham como líder o anjo Samyaza (1 Enoque 7.3,9). Note que em aramaico Nephila designa a constelação de Órion, que entre os hebreus era o anjo Shemhazai (Semyaza, Samyaza, Semyaze)
A união de anjos com mulheres gerou seres gigantes, que devoravam tudo o que os homens produziam e matavam até mesmo animais e seres humanos para se alimentarem (antes do dilúvio, segundo Gênesis, não era permitido comer carne). Eram vorazes e insaciáveis, de modo que a convivência das duas espécies tornou-se problemática.

"E as mulheres conceberam e geraram gigantes, cuja estatura era de trezentos cúbitos. Estes devoravam tudo o que o labor dos homens produzia e tornou-se impossível alimentá-los; Então eles voltaram-se contra os homens, a fim de devorá-los; E começaram a ferir pássaros, animais, répteis e peixes, para comer sua carne, um depois do outro, e para beber seu sangue." 1 Enoque 7.1-14

Interessante é que Enoque cita a estatura dos gigantes: 300 cúbitos. Cúbito é uma medida egípcia equivalente ao côvado bíblico. É a distância do cotovelo à ponta do dedo médio. Equivale a aproximadamente 45 centímetros. 300 côvados seria o equivalente, então, a 135 metros de altura!!!

A Bíblia fala sobre gigantes como Golias, que tinha aproximadamente 3 metros de altura, dentre outros. Mas nada com 135 metros. Realmente impressionante!

Os Sentinelas e o conhecimento humano
Estes anjos, Sentinelas, não trataram somente de criar uma nova espécie, mas também de ensinar o seres humanos várias artes e ciências que até então não eram completamente dominadas pelos "simples mortais".
Segundo o Livro de Enoque, os 200 anjos que "abandonaram seu principado" eram liderados por 20 governantes, a saber: Samyaza, que era o seu líder, Urakabarameel, Akibeel, Tamiel, Ramuel, Danel, Azkeel, Saraknyal, Asael, Armers, Batraal, Anane, Zavebe, Samsaveel, Ertael, Turel, Yomyael, Arazyal.(A tradução em aramaico trás uma lista de nomes mais antiga: Semihazah; Artqoph; Ramtel; Kokabel; Ramel;
Danieal; Zeqiel; Baraqel; Asael; Hermoni; Matarel; Ananel; Stawel; Samsiel; Sahriel; Tummiel; Turiel; Yomiel; Yhaddiel.)

Segundo Enoque 8:
Azazyel ensinou os  homens a fazerem espadas, facas, escudos, armaduras (ou peitorais),  a fabricação de espelhos e a manufatura de braceletes e ornamentos, o uso de pinturas, o embelezamento das sobrancelhas,  o uso de  todo tipo selecionado de pedras valiosas, e toda sorte de corantes, para que o mundo fosse alterado.
Amazarak ensinou todos os sortilégios, e divisores de raízes.
Armers ensinou a solução de sortilégios (adivinhação) .
Barkayal ensinou os observadores das estrelas (astrólogia).
Akibeel ensinou sinais.
Tamiel ensinou astronomia.
Asaradel ensinou o movimento da lua.

Esta passagem poderia explicar a existência de civilizações antigas que tinham um conhecimento muito além do seu tempo! Seria esta uma resposta para as indagações sobre os Incas, Maias, Astecas, Egípcios, e outros tantos povos que hoje nos surpreendem com suas mega-contruções e conhecimentos avançados sobre astronomia?

"Tu viste o que Azazyel tem feito, como ele tem ensinado toda espécie de iniqüidade sobre a terra, e tem  aberto ao mundo todas as coisas secretas que são feitas nos céus." 1 Enoque 9.5

Os Sentinelas e o Dilúvio
Se a união de anjos com seres humanos gerou civilizações poderosas e avançadas ou não, uma coisa é certa: Deus não se agradou disso!
Devido a esta interferência angelical o mundo mergulhou em um caos moral e espiritual, de modo que até mesmo os seres humanos, suas almas no Sheol, clamaram pelo socorro divino:

"E os homens, sendo destruídos, clamaram, e suas vozes romperam os céus. (...) E agora a ti, ó Santo dos céus,  as almas dos homens queixam-se, dizendo: Obtem justiça para conosco com o Altíssimo " 1 Enoque 8.9; 9.3

Neste ponto, por a terra estar cheia de imoralidade e destruição, e pelos homens estarem clamando o favor divino, Deus resolve destruir o mundo, e preservar somente Noé e sua família:

"Então o Altíssimo, o Grande e Santo falou, E enviou a Arsayalalyur [no texto grego é Uriel] ao filho de Lamech [o filho de Lamech é Noé], Dizendo: Diz a eles em Meu nome: Esconde-te.Então explicou-lhe a consumação que está preste a acontecer; pois toda a terra perecerá; as águas do dilúvio virão sobre toda a terra, e todas os que estão nela serão destruídos.E agora, ensina-o como ele pode escapar, e  como sua semente pode permanecer em toda a terra." 1 Enoque 10.1-5

Este texto concorda exatamente com o livro de Gênesis:

"E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR." Gênesis 6.5-8

Os Sentinelas e os Espíritos em Prisão

Deus resolveu destruir a humanidade e preservar somente Noé e sua família, porém, qual seria a destino dos Sentinelas e seus descendentes (os Nephilins, ou gigantes)? Segundo o livro de Enoque, ambos seriam condenados a prisão eterna na terra, mais precisamente no centro da terra, no Abismo que está localizado no Hades:

"A Miguel, igualmente o Senhor disse: Vai e anuncia  seus próprios crimes a Samyaza, e aos outros que estão com ele, os quais têm se associado às mulheres para que se contaminem com toda sua impureza.E quando todos os seus filhos forem mortos, quando eles virem a perdição dos seus bem-amados, amarra-os por setenta gerações debaixo da terra, mesmo até o dia do julgamento, e da consumação, até ojulgamento, cujo efeito que dura para sempre, seja completado. Então eles serão levados para as mais baixas profundezas do fogo em tormentos; lá eles serão encerrados em confinamento para sempre. Imediatamente depois disso ele,  juntamente com os outros, queimarão e perecerão; eles serão amarrados até a consumação de muitas gerações." 1 Enoque 10.15-17

Os descendentes teriam um fim semelhante aos dos Sentinelas:

"Agora, os gigantes que têm nascido de espírito e de carne, serão chamados sobre a terra de maus espíritos, e na terra estará a sua habitação. Maus espíritos procederão de sua carne, porque eles foramcriados de cima; dos santos Sentinelas foi seu princípio e a  sua primeira fundação. Maus espíritos eles serão  sobre a terra, e de espíritos da maldade eles serão chamados. A habitação dos espíritos do céu será nocéu, mas sobre a terra estará a habitação dos espíritos terrestriais, os quais são nascidos na terra." 1 Enoque 15.8

Seguindo neste capitulo é declarado que embora eles fossem lançados na terra, não fariam mal ao homem, até que se levantassem no dia da destruição:

"Os espíritos dos gigantes serão semelhantes às  nuvens,  os quais oprimem, corrompem, caem, contendem e confundem sobre a terra. Eles causarão lamentação. Nenhuma  comida eles comerão; e terão sede; eles se esconderão e não  se levantarão contra os filhos dos homens, e contra as mulheres; pois eles virão durante os dias da matança e da destruição." 1 Enoque 15.9,10

Esta passagem está em sintonia com Apocalipse 9, onde, por efeito da Quinta Trombeta, os demônios que estão aprisionados no abismo serão soltos para atormentar os homens na Grande Tribulação (dia da destruição)

Os Sentinelas e os Extraterrestres
Alguém pode argumentar que os filhos de Deus aqui registrados pode ser uma referência a seres extraterrestres, que teriam coabitado com as mulheres e gerado uma nova espécie. Desta linha de pensamento eu discordo.
Segundo alguns estudiosos de Ufologia e escritores, existe uma lenda suméria que afirmam que seres de outros planetas teriam vindo a terra e gerado os seres humanos. Seriam os Anunnaki. Esta teoria foi amplamente divulgada no livro "Eram os Deuses Astronautas?".
Os Anunnaki seriam seres vindos do planeta Niburus, aqui do nosso sistema solar mesmo, que teriam chegado na Terra a mais de 450.000 anos atrás, na Mesopotâmia, com a finalidade de extrair ouro para o seu planeta e utiliza-lo para criar uma espécie de escudo atmosférico contra uma ameaça climática que estava se abatendo sobre seu planeta, algo como o Efeito Estufa. Porém, com o passar do tempo, resolveram criar uma espécie inteligente que executasse para eles a árdua função de extrair ouro, foi dai que os Anunnaki resolveram criar, através da engenharia genética, um híbrido entre os primitivos e irracionais criaturas conhecidas como neandertal (ser humano primitivo semelhante ao macaco) e sua espécie evoluída. Dessa fusão entre as duas espécies teria origem o homo-sapiens. Enfim, enrolação a parte, esta teoria alega que os seres humanos seriam criação dos ET's,e que estes teriam acasalado com fêmeas humanas e gerado os gigantes.
Concordar com essa teoria é ir contra a Bíblia e contra Deus, por isso eu a ignoro.
Pelo que lemos na Bíblia, quando os Filhos de Deus coabitaram com as mulheres daqui, já existia uma raça humana bem definida e inteligente, basta observar as invenções dos descendentes de Caim. Gênesis afirma que os Filhos de Deus coabitaram com as Filhas dos Homens e geram gigantes, e não afirma que os filhos de Deus criaram as Filhas dos Homens e depois geraram gigantes. Percebeu a diferença?
E antes que alguém aceite a idéia que os Filhos de Deus sejam extraterrestres, devemos observar que ETs, caso existam (não discordo de sua existência), seriam seres materiais, constituídos de matéria, físicos, limitados pela morte (no caso Roswell, em 1950, teriam sido capturados extraterrestres sem vida), e este não é o caso dos anjos, Sentinelas mencionados em 1 Enoque, que eram criaturas espirituais:

"Sois espirituais, santos, e possuidores de uma vida que é eterna; vos contaminastes com mulheres, procriastes em sangue carnal; cobiçastes o sangue de homens; e fizestes como aqueles  que são  carne e sangue fazem." 1 Enoque 15.3

"Mas desde o princípio fostes feitos espirituais, possuindo uma vida que é eterna, e não sujeito à morte para sempre. Portanto, eu não fiz esposas para vós, porque, sendo espirituais, vossa habitação está no céu" 1 Enoque 15.6,7

Os Nephilins não seriam uma raça hibrida originada de engenharia genética?
Para quem acredita que os Filhos de Deus eram ETs até pode ser, mas seria forçar a escritura.
Tanto Moisés quanto Judas e Enoque falam de uma união sexual entre Filhos de Deus e Filhas dos Homens, não tem espaço uma figura de linguagem nem um simbolismo aqui, uma vez que é citado claramente:

"deitastes com mulheres; vos corrompestes com as filhas dos homens; tomaste para ti esposas; agistes igual aos filhos da terra, e gerastes uma ímpia descendência." 1 Enoque 15.2

Veja também o que diz o texto seguinte:

"(...) vos contaminastes com mulheres, procriastes em sangue carnal; cobiçastes o sangue de homens; e fizestes como aqueles  que são  carne e sangue fazem." 1 Enoque 15.3

Mais claro que isso só desenhando, não é mesmo? :)

Os Nephilins e a Queda dos Anjos
Cabe aqui ressaltar que o envolvimento dos Sentinelas com mulheres e a geração dos Nephilins não tem nada a ver com a queda dos anjos.
A queda dos anjos e a origem dos Demônios (anjos caídos) deu-se no Céu, antes da criação do ser humano (note que Satanás tentou Eva logo no princípio), devido a rebeldia de Satanás que desejou ser igual a Deus (veja Isaias 14 e Ezequiel 28). Dada a esta rebelião, 1/3 dos anjos foram expulsos do Céu (Apocalipse 12).
É possível que estes Sentinelas sejam anjos caídos, e não os anjos que resistiram a rebelião liderada por Lúcifer; dai o motivo deles teriam ensinado encantamentos, adivinhação, desenvolvimento de armas de guerra, astronomia e astrologia para os seres humanos.

Concluindo...
Depois desse estudo de Gênesis, Judas e Enoque, qual a conclusão que chegamos?
Durante muito tempo concordei plenamente que Gênesis 6 referia-se aos descendentes de Sete (Filhos de Deus) e aos descendentes de Caim (Filhos dos Homens), porém, diante dos registros encontrados em 1947, passo a ver a situação de outra forma.
A idéia de seres elevados coabitando com seres humanos e gerando uma espécie mais evoluída é bem antiga e está presente em várias culturas (que o digam os Gregos), e agora parece que isso tem um certo fundo de verdade, pois claramente faz-se referência a isto nos livro de Judas.
Confesso que aceitar a idéia de anjos tomando a forma humana e tendo relações sexuais com mulheres não é uma idéia que aceito com tanta facilidade assim. Mas uma coisa é certa, anjos podem assumir a forma humana, tanto é  que podemos ler o relato da destruição de Sodoma e Gomorra, onde três anjos-homens vieram até a cidade para salvar Ló e sua família, bem como outros relatos em que os anjos desceram a terra como seres humanos.
O livro de Enoque, por ser apócrifo, não foi aceito pela comunidade judaica como um livro totalmente inspirado por Deus, mas o fato de Judas ter citado alguns trechos deste livro pode indicar que pelo menos algum fundo de verdade ele tem.
Todo livro apócrifo é meio "fantasioso" demais, e se prende em detalhes muito estranhos, então devemos lê-los sempre com um pé atrás, jamais deixando seus relatos ter uma força maior do que está escrito na Bíblia.
Se todo o livro de Enoque é apócrifo isto não podemos ter certeza, o fato é que neste livro está registrado algo que era conhecimento comum no tempo do Antigo e do Novo Testamento. Detalhes como o nome dos anjos, bem sua hierarquia e tal não pode ser confirmado com exatidão, mas a idéia do cruzamento entre homens e anjos parece ser verdadeira.
Os cristãos dos primeiros séculos e os pais da igreja concordavam com esta interpretação. A possibilidade dos Filhos de Deus serem os descendentes de Sete parece que só apareceu bem mais tarde, quando a Bíblia atingiu povos e nações que não tinham o conhecimento dos fatos registrados em Enoque e, possivelmente, em outros livros antigos.
É, a idéia de anjos (Sentinelas), descendo sobre a terra para coabitar com humanas, gerando gigantes (Nephilins), corrompendo ainda mais a raça humana, causando mortes e violência sobre a terra, fazendo com que Deus destruísse a vida sobre nosso planeta através do dilúvio e aprisionando estes espíritos (anjos e nephilins) no Abismo Tártaro para serem solto na Grande Tribulação, agora me parece mais aceitável e plausível. Acredito que Moisés estava falando deste acontecimento, conhecido e tido como verdade na sua época, em Gênesis 6 ;)

E você leitor, o que acha disso tudo? Deixe um comentário ;)

Graça e Paz!


I.S.Vargas



8 comentários:

  1. Ola amigo, parei aqui na sua frase "Porém, mesmo aceitando esta resposta, ainda ficou uma questão no ar: por que a miscigenação de duas descendências que nada tinham de diferente entre si, a não ser a "inclinação religiosa" (uns tementes a Deus e outros ateus), gerariam pessoas conhecidas como gigantes,"

    Você conclui que a união das espécies geraria pessoas gigantes, mas a Bíblia diz que eles já existiam naquele tempo (antes e durante o cruzamento deles):

    "Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens" ACF
    NOTA: Haviam antes... e depois!

    "The Nephilim were on the earth in those days, and also afterward, when the sons of God came in to the daughters of men" NAS
    NOTA: "were" e "afterward" antes da relação sexual deles e depois também.

    "Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens," ARA
    NOTA: "havia naquele tempo" e "também depois"

    Demorei dias para captar a mensagem, também pensava como você tinha escrito aí. Tem ainda outros mistérios, mas esse nao tem mais: os gigantes já existiam antes da relacao sexual da geração piedosa de Sete e da de Caim. Procurei na versao Hebraica Wyæh'(nao da pra colar aqui o hebraico), mas no Hebraico diz: "habitavam!" e antes da relação sexual deles! Incrivel nao? Como coisas assim passam desapercebidas!

    abração

    ResponderExcluir
  2. O outro texto é Jd 1:6,7, no original grego, no texto bizantino diz '"estes" de sodoma e gomorra' e no portugues esta traduzido para aqueles, dando a entender que se falam de anjos. Sinceramente eu nao sei porque isso. Quanto à citação de Enoque em Judas isso já foi discutido em um forum americano e conforme notei, como Judas irmao de Jesus era um homem simples e nao um escriba, o escriba como em todo relatorio cientifico ou escrita, citou a passagem de Enoque para dar autoridade ao texto, mas o mesmo texto (Jd 1: 14 e 15) é encontrado da uniao dos versos Dt 33:2 e Sl 31:18 ou ainda Ap 20:4 e 3:21 e 1TS 3:13. Quando se cita um autor nao quer dizer que tudo que ele disse é verdade, mas o que ele falou ali naquela frase, é de aceitacao.

    ResponderExcluir
  3. O que disse antes sobre de quem os vsc 7 de Judas esta falando:

    KJV Jude 1:7 Even as Sodom and Gomorrha, and the cities about them in like manner, giving themselves over to fornication, and going after strange flesh, are set forth for an example, suffering the vengeance of eternal fire.

    TRADUÇÃO:

    KJV Judas 1:7 assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades com elas da mesma maneira, dando a si mesmos à fornicação, e indo após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a vingança do fogo eterno.

    NAS Jude 1:7 Just as Sodom and Gomorrah and the cities around them, since they in the same way as these indulged in gross immorality and went after strange flesh, are exhibited as an example, in undergoing the punishment of eternal fire.

    TRADUÇÂO
    NAS Judas 1:7 Assim como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas, desde que elas em igual modo como estas entregaram em crescente imoralidade e foram a carnes de estranhos, são postas como exemplo, em sofrendo a pena do fogo eterno.

    Tradução infeliz esta versão portuguesa, por isso olho em umas 5 traduções antigas e nos originais nestes casos polemicos, realmente se voce olhar o texto como esta escrito no Portugues voce chega a estas conclusoes mas se olhar em outras que são as mães dessas, tudo muda...tudo.

    abração

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com a rebelião de Lúcifer, pois essa mentira foi criada no seculo IV por Santo Agostinho, logo apos a tradução da Bíblia para o Latim.
    Santo Agostinho aproveitando-se da tradução da Vulgata da Bíblia, criou essa lenda ao associar O nome do bispo Lúcifer de Cagliari, Bispo da sardenha com Satanas, baseando-se no texto da profecia de Isaias quatorze que não tem nada a ver com rebelião alguma.
    Mas com um rei que provavelmente era chamado de (Erleu ben char chai), que significa Estrela da manhã, o portador da luz, ou planeta venus, e depois do seculo quatro na versão vulgata, Lucifer.
    E fez isso por causa da controvercia Ariana que dizia que Jesus não era Deus, e o Bispo Lucifer combatia a heresia.
    Como Santo agostinho e São Geronimo éram Arianos, criaram éssa associação , dando a origem a essa lenda mentirosa da rebelião dos anjos antes da criação.
    Se quando deus terminou os céus e a terra disse: que tudo era bom?
    Como vou aceitar éssa lenda?

    ResponderExcluir
  5. Satanás nunca foi e nunca será Lúcifer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, até pq, Jesus tomou esse título de Lúcifer para si.

      Excluir
  6. Muito bom , o livro de Enoque devia estar na Bíblia , pois tudo que contem nele é real e não contradiz a Bíblia . A maioria dos teólogos não concorda por falta de conhecimento .Más a Bíblia vai bem mais além , ela dá a entender que alguns anjos conseguiram fugir antes de serem presos , exemplo: Quando Deus pune o Egito ele diz:( E punirei Amom e todo o Egito.) Passagem bem interessante.

    ResponderExcluir
  7. New 3mm surgical steel vs titanium vinomaten vinomaten vinomaten
    1-Piece Replacement Parts. titanium spork In a sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide nutshell, 3.5 mm titanium trim as seen on tv pieces of titanium stud earrings steel come together in a piece. 2-Piece Replacement Parts · remmington titanium 2-Piece Replacement Parts

    ResponderExcluir